19º Simpósio Catarinense de Bioética: a mulher e a inteligência artificial

“Seguir um caminho ético, antes que tudo, é sentir e amar”, declarou Carlos José Serapião, coordenador do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa (IDHEP), em sua fala no 19º Simpósio Catarinense de Bioética, promovido pelo Hospital Dona Helena no dia 29 de novembro. Consolidado na proposta de trazer assuntos importantes para profissionais da área da saúde e público em geral, esta edição abordou as reflexões e questões envolvendo os desafios bioéticos encontrados pelas mulheres na sociedade e mercado de trabalho. Inteligência artificial e inteligência natural também foram pontos analisados no simpósio.

A conferência de abertura teve como destaque a professora e procuradora paulistana Lívia Zago, que explanou o tema “A Ética e a Mulher”, resgatando a luta pelos direitos das mulheres ao longo da história e as fases dos movimentos feministas, contextualizando em torno do período atual, da militância online e autoinclusiva, com o surgimento das redes sociais e suas hashtags. Antes, com o papel do cuidado, Lívia destacou que a mulher precisa é ser cuidada, devido ao seu esgotamento físico e mental, acentuado pelos preconceitos ainda presentes.

Em seguida, a programação trouxe o painel “A sociedade e as lideranças femininas”. A professora e bioeticista Mirelle Finkler aproximou a ética no exercício cotidiano e refletiu sobre a definição de feminismo: para ela, é “o contrário da solidão”. “É o momento de conscientização, de empoderamento, de libertação. É uma jornada de amor. Amor-próprio, por vezes tão doloroso para tantas mulheres; amor pela ideia de que podemos ser livres para viver a potência de nossas possibilidades; e amor pela humanidade em toda a sua diversidade e diferença”, caracteriza. A professora destacou que a desigualdade na sociedade brasileira patriarcal tem classe, gênero e raça. E existem feminismos excludentes, como o chamado feminismo neoliberal ou corporativo. “O feminismo que nos interessa é o compromissado com o direito à vida, com o bem viver, com a liberdade caracterizada com a responsabilidade com o outro e com a natureza.”



Deixe uma resposta

Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp