Atendimento simulado a acidente integra instituições de saúde e segurança

O Hospital Dona Helena participou ativamente de simulado de atendimento a acidente de trânsito de grandes proporções e com múltiplas vítimas. A operação, que envolveu mais de 20 instituições de saúde e segurança pública da Região Norte, foi realizada na Serra Dona Francisca. O trecho onde transcorreu a ação esteve fechado durante parte do dia.

Na opinião de Ana Brito, gerente de Enfermagem do Dona Helena, estar integrado a esse tipo de ação evidencia o trabalho em parceria entre hospitais públicos e privados, conscientizando os profissionais da relevância do atendimento eficiente para múltiplas vítimas. “Essa experiência tem enorme valor para mapear processos e riscos, aplicando as adequações necessárias, capacitando equipe e adequando a infraestrutura à capacidade instalada relacionada ao atendimento seguro”, destaca a gerente. “Estar entre as instituições convidadas para o simulado nos deixou felizes e honrados.”

O trabalho foi coordenado pelo Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) e teve a participação, ainda, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), de Joinville e região, Bombeiros de Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Guaramirim, Campo Alegre, Santo Bento e Rio Negrinho, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária, além da Defesa Civil, Grupo de Resgate em Montanhas e serviços de ambulância de hospitais privados.

De acordo com Cleone dos Santos, coordenador de Enfermagem Norte/Nordeste do SAMU, o objetivo da operação é “atualizar e nivelar as condutas das equipes de todas as instituições de saúde e segurança, públicas e privadas, que atuam de forma coordenada em eventos nos quais a demanda excede a capacidade de resposta”. Foi a primeira vez que se realizou um simulado com essa abrangência na região.

 

PRO BLOG



Deixe uma resposta

Certificações
Afiliações