Câncer de mama masculino existe?

cancer de mama masculino

Embora ocorra com menor frequência em relação às mulheres, o câncer de mama pode sim acometer homens. Estima-se que menos de 1% dos diagnósticos de câncer de mama atinja o universo masculino. A doença é diagnosticada por uma alteração da mama, percebida, na maioria das vezes, pelo próprio paciente, visto que não existe rastreamento de câncer de mama nos homens.

Fatores de risco

Dentre os fatores de risco do câncer de mama masculina, podemos pontuar alguns, como a idade e histórico familiar. O risco de câncer de mama aumenta com a idade e homens com mais de 60 anos são mais propensos a serem diagnosticados com a doença. Ter histórico familiar de câncer de mama também aumenta o risco em um indivíduo.

Sintomas do câncer de mama masculino

Geralmente nota-se um caroço na mama ou problemas que afetam os mamilos. No surgimento destes sinais, recomenda-se a consulta de um especialista para um diagnóstico mais preciso, por meios de exames específicos.

Tratamentos existentes

O tratamento varia em relação a cada caso. No entanto, geralmente o tratamento costuma ser similar ao de câncer de mama feminino, podendo incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Como podemos reduzir o risco do câncer de mama masculino? Manter peso adequado, praticar exercícios físicos, beber álcool com moderação e ter uma dieta saudável auxiliam não só na prevenção do câncer de mama, mas também na prevenção do câncer em geral.

Acesse o artigo “Colesterol e os riscos” e leia também sobre as doenças cardiovasculares.

 



Deixe uma resposta

Certificações
Afiliações