Conquista da recertificação ISO 9001:2015

Partindo da missão de prover sempre o melhor cuidado a cada paciente, agregando valor e humanização à uma prática clínica integrada ao ensino e à pesquisa, o Hospital Dona Helena conquistou a recertificação ISO 9001:2015. Desde 1999, a instituição mantém a certificação emitida pelo BRTÜV, um dos mais prestigiados certificadores de sistemas de gestão de qualidade.

As normas ISO reúnem uma série de requisitos capazes de garantir que um procedimento ou ação, executado por qualquer funcionário, esteja rigorosamente de acordo com o que rezam as normas, prevenindo qualquer tipo de defeito ou erro. A recertificação assegura que os pacientes terão o procedimento correto executado pela equipe do hospital, rigorosamente em conformidade com os padrões e rotina vigentes.

“Ao aplicar os requisitos normativos na tomada de decisões do cotidiano da organização, o hospital tem sucesso na melhoria contínua da qualidade e de seus processos. As informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas e desafios diários que costumam travar a maioria das organizações passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados. Um belo exemplo disto é a forma organizada que o Dona Helena vem se adaptando aos enormes desafios diários relacionados à pandemia da Covid-19”, aponta Caio Tavares, coordenador Comitê de Qualidade e Segurança e responsável técnico pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Dona Helena.“Com a ISO 9001, o hospital é capaz de monitorar elementos básicos necessários para se criar valores fundamentais para os pacientes, tais como qualidade, relacionamento, desempenho, preço e benefícios.”

Segundo o profissional, a recertificação ajuda também na consolidação de imagem do hospital no setor da saúde e na conquista de novos negócios, mostrando-se continuamente aberto para novas oportunidades e parcerias. “Outro ponto importante é a economia recursos, a eficiência no uso racional de todos os insumos. Afinal, os recursos estão cada vez mais escassos. A manutenção do selo ISO 9001 traduz melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, além de aumentar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. As economias geradas podem ser investidas no desenvolvimento de novos serviços, em treinamento de pessoal, em reformas e manutenções da estrutura, bem como outros investimentos”, aponta Caio.



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