Dona Helena se destaca internacionalmente por pesquisa que humaniza as UTIs

 

Prezar pelo cuidado ao próximo, prevenindo possíveis doenças, é a principal missão dos profissionais atuantes no Hospital Dona Helena. Pensando no bem-estar dos familiares e amigos que têm um ente querido internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o hospital oferece, desde 2018, a visita ampliada à UTI adulta. A medida foi implementada após a participação da instituição em uma pesquisa denominada “UTI Visitas”, destaque internacional em edição recente do Jornal da Associação Americana de Medicina (Jama), uma das revistas de maior relevância e impacto na área médica.

A pesquisa descobriu que a visita flexível de familiares na UTI não gera riscos de infecções ao paciente. Pelo contrário: reduz em 50% seus sintomas de depressão e ansiedade. O estudo foi conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, e realizado em 36 UTIs de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. Exatos 1.685 pacientes internados em UTIs participaram do estudo, com idade média de 58,5 anos.

No Dona Helena, a pesquisa ocorreu de junho a novembro de 2017, envolvendo, em cada etapa, 25 pacientes e seus familiares. “Fizemos um trabalho de sensibilização com a equipe da UTI, abordando a importância e os possíveis benefícios do projeto. Além disso, oferecemos suporte à equipe sempre que uma demanda era trazida por eles”, destaca Fabiana Efting Mohr, gerente de enfermagem do HDH. Agora, na visita ampliada, dois familiares treinados podem revezar a visitação e escolher o melhor período para sua permanência, dentro de 24h. Foram mantidas as visitas sociais (são permitidas três por dia, de meia hora, restrita a duas pessoas).

De acordo com a psicóloga Kethe Oliveira, que também atua no hospital, observou-se que os pacientes se mostravam mais tranquilos, seguros e colaborativos. “A comunicação entre equipe e paciente se tornou mais efetiva, pois ocorreu melhor entendimento das informações. Além disso, os próprios familiares se apresentaram mais seguros com relação à assistência prestada pela equipe, gerando menos questionamentos e incertezas”, aponta.

 



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