Diminuir Tamanho da Letra Aumentar tamanho da Letra

Pacientes e Acompanhantes

Saiba mais sobre sua Saúde / PSA

Antígeno Prostático Específico - PSA?
O Antígeno Específico da Próstata é uma glicoproteína secretada pelas células epiteliais da próstata com a finalidade de liquefazer o coágulo seminal formado após a ejaculação.

Qual a importância clínica da determinação anual de PSA?
Para detectar o câncer da próstata antes de ocorrer a metástese, isto é, enquanto está confinado ao órgão. Nesse estágio a chance de cura é muito grande porque o tumor pode ser erradicado totalmente pela prostatectomia.

Quais são os níveis sangüíneos normais de PSA?
Segundo a Sociedade Americana de Câncer o nível de PSA maior que 4 ng/ml é considerado anormal. Nos pacientes jovens os níveis são muito baixos, mas aumentam gradativamente com a idade. As células próstaticas cancerosas produzem 10 vezes mais PSA que as normais.

O PSA detecta 100% dos casos de câncer próstatico na fase inicial?
Não. Apesar de o PSA ser considerado como o melhor marcador bioquímico, pode apresentar valores normais em câncer de próstata. Embora a sensibilidade e especificidade deste teste serem consideradas satisfatórias pela comunidade científica a conduta mais segura é a combinação do exame de toque retal e a determinação de PSA.

Pode haver variação de resultados de PSA quando o exame é realizado em laboratórios distintos?
Sim. Os resultados variam em função da procedência dos reagentes utilizados no teste. Como existem várias empresas fornecedoras desses reagentes, os resultados podem variar muito de um laboratório para o outro, mas dentro de um limite aceitável. Por essa razão é interessante fazer o controle sempre no mesmo laboratório.

O PSA é importante apenas para detecção precoce do câncer de próstata?
Não. O PSA é um dos testes mais importantes para avaliar o sucesso da prostatectomia cirúrgica, para medir tecido próstatico residual e detectar a recorrência de câncer da próstata o mais rápido possível.

Quando é indicada a determinação do PSA livre?
Todos os pacientes com valores de PSA total entre 2,0 e l0,0 ng/ml devem fazer a dosagem de PSA livre. A PAML (Pathology Associates Medical Laboratories) sugere as seguintes normas para a interpretação de valores de PSA livre em pacientes com risco específico para carcinoma de próstata:

  • Razões de PSA livre / total maiores que 25% são provavelmente condições benignas. Quanto mais a razão aumenta, a probabilidade de HPB aumenta.
  • Razões de PSA livre / total menor que 10% são provavelmente carcinoma de próstata. Quanto mais a razão diminui, a probabilidade de carcinoma aumenta.
  • Razões de PSA livre / total entre 10% e 20% mostra uma substancial sobreposição de achados clínicos de carcinoma de próstata e HPB.
  • A razão PSA livre / total é mais útil em pacientes com valores de PSA total entre 2,0 e 10,0 ng/ml.