Diminuir Tamanho da Letra Aumentar tamanho da Letra

Serviços e Exames

Endoscopia / Retossigmóidoscopia Flexível

Importante: Se você faz uso de medicação para hipertensão deve tomá-la antes de vir para o exame.  Traga sempre a guia de solicitação médica, carteira do convênio e identidade e procure comparecer com pelo menos uma hora de antecedência, para o preparo.

O que é este exame?   
Permite ao médico visualizar o interior do intestino (reto e sigmóide). Um aparelho flexível é introduzido via anal por cerca de 60cm. Na ponta desse aparelho há uma câmera, que capta as imagens do exame para um monitor de televisão, onde são vistas e avaliadas pelo médico endoscopista. Qualquer anormalidade que eventualmente esteja presente será analisada. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser coletadas durante exame para análise detalhada. Este processo é indolor. Pólipos (crescimento anormal de tecidos) podem também ser removidos, usando-se para isso uma alça especial, e áreas de sangramento podem ser tratadas.

Preparo
Para que haja uma visão clara, o intestino deve estar limpo, livre de resíduos.
Cabe, então, à enfermeira, aplicar duas soluções de laxante (Fleet enema) via anal, num intervalo de 15min cada uma, para o paciente evacuar. Para isto o paciente estará com a vestimenta hospitalar adequada e será encaminhado à sala de preparo. O laxante pode causar desconforto, pressão e cólicas.

O que acontece?

  • Após o preparo e já tendo evacuado o paciente será conduzido a sala de exame, onde ficará deitado na maca, de lado – ou, em decúbito lateral esquerdo.
  • O paciente recebe uma medicação relaxante na veia e deve dormir durante o exame. O paciente sempre deve informar à enfermagem caso tenha reação alérgica a alguma medicação.
  • Se possuir algum exame anterior, deve trazê-lo consigo.
  • Após o exame, poderá sentir cólicas e pressões abdominais devido ao ar que é introduzido no intestino, isso é normal e passará rapidamente.
  • O tempo de duração do exame varia de 10 a 15 min.

Após o exame

  • O paciente é conduzido para a sala de recuperação do próprio setor, onde permanecerá até despertar completamente.
  • Uma companhia deverá estar disponível para levá-lo para casa, pois a sedação diminui seus reflexos e raciocínio.
  • Após o exame, não deve dirigir, nem operar máquinas ou tomar qualquer decisão importante.

Riscos
A retossigmoidoscopia flexível pode resultar em complicações como eventuais reações à medicação, perfuração do intestino e sangramento. Essas complicações são muito raras (menos de 1 para 1.000 exames), mas podem requerer tratamento urgente e até mesmo cirurgia. É importante que o médico seja comunicado caso ocorram dores, fezes pretas ou vômitos nas 72 horas seguintes ao exame.

Resultado do exame
Será entregue ao paciente no dia seguinte, no Setor de Endoscopia, mediante a apresentação da carteira de identidade e etiqueta do procedimento. Caso haja biópsia ou retirada de pólipos o resultado do exame anátomo-patológico será entregue em 7 dias úteis.

Mais informações e orientações
Com a enfermeira encarregada no Serviço de Endoscopia pelo telefone (47) 3451-3386, das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira.
Em outros horários, em caso de emergência, dirigir-se à Emergência do Hospital Dona Helena, para que contate o endoscopista de plantão.