image chatbot

Blog
Dona Helena

Ética em pauta

No dia 27 de outubro, o Hospital Dona Helena realizou a 17º edição do Simpósio Catarinense de Bioética. O evento contou com a presença do Prof. Dr. José Luis Fernández Fernández, doutor em filosofia da Universidade Pontifícia Comillas, na Espanha, que abordou o tema “A ética nas empresas”.  Segundo o professor, “ética é um processo de reflexão que busca normas capazes de nos orientar e servir de um guia para nossas ações”. Fernández também falou sobre o conceito de ética, conceito de empresa e como se questiona a ética nas organizações.

Ainda durante a manhã, o painel Ética Corporativa trouxe representantes de empresas da cidade para debater as questões relacionadas aos seus segmentos de empresa. Os convidados foram José Tadeu Chechi, do Hospital Dona Helena, Larissa Grun Brandão Nascimento, da Águas de Joinville e Sérgio Paulo Stahn, da empresa Sérgio Stahn.

Na parte da tarde, o conferencista Roberto D’Avila falou sobre a ética nas empresas de saúde. Para o médico, a ética nas empresas é uma questão de sobrevivência. “A empresa que é identificada pelos seus clientes como uma empresa onde há fraude, corrupção e má gestão, perde o valor, e não é mais procurada por isso. A ética não traz dinheiro, mas a falta dela faz você perder muito dinheiro.” Na parte da tarde, a mesa redonda “Eticidade, como e por que medir?” contou com Ivan Piccolo, sócio diretor da NEXUS Resultadores, Maria Manuela dos Santos, integrante da Joint Comission International e Mirelle Finkler, do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva da UFSC.

Para Carlos José Serapião, coordenador do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa (IDHEP) e do Simpósio de Bioética, a qualidade ética é igualmente importante a qualidade tecnológica e qualidade de atendimento nas empresas de saúde. Segundo Serapião, “conhecer os fundamentos do senso ético nas corporações é de grande importância, pois os estudos mostram que as ações antiéticas vêm de um desconhecimento das normas éticas”.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379