image chatbot

Blog
Dona Helena

NSC noticia visita de cachorro para paciente com câncer no Dona Helena

Um paciente internado com câncer de pele recebeu a visita da cachorra dentro do hospital em Joinville. O reencontro aconteceu na última quarta-feira (3), depois de quase um mês desde que o homem de 60 anos deu entrada no Hospital Dona Helena. Foi o primeiro pet a ser liberado para visitas na unidade, que pretende adotar a ação no programa de cuidados paliativos.

O homem, que não teve o nome divulgado pelo hospital, deu entrada na unidade em 11 de janeiro diagnosticado com Covid-19. Ele recebeu o atendimento, se recuperou da doença, mas ficou debilitado por ter melanoma metastático – um tipo de câncer de pele que pode causar problemas sérios em outros órgãos – e precisou continuar internado.

Como o paciente está há bastante tempo afastado da família e longe de casa, o hospital decidiu liberar a visitação para a Lilica, uma cachorrinha Pinscher, de 12 anos. O pet foi levado pela filha do homem, Iolanda Roberta de Oliveira. A visita não foi registrada em imagens para preservar as condições do paciente, mas foi um momento especial para ele se reconectar com a vida fora do hospital.– A ação faz parte de uma série de práticas de cuidados paliativos, que busca proporcionar ao paciente um momento de alívio no meio de um processo tão sofrido, em um longo tempo de internação, longe de casa, da família e afastado de sua atividade laboral – explica Maria José Varela, psicóloga e coordenadora do programa de humanização do hospital.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379