image chatbot

Blog
Dona Helena

Participe do 18º Simpósio Catarinense de Bioética

Estudantes e profissionais da saúde e áreas afins são convidados a participar do 18º Simpósio Catarinense de Bioética, iniciativa do Hospital Dona Helena que ocorre no dia 30 de novembro.

(Mais informações pelo telefone (47) 3451-3507. Inscrições: www.donahelena.com.br/simposiodebioetica)

Na edição deste ano, o primeiro grande tema em discussão é o Aprimoramento Moral. O médico oftalmologista Elcio Luiz Bonamigo, doutor e mestre em bioética pelas universidades Rey Juan Carlos (Madri) e Universidad Internacional da Catalunya, discorre, em palestra, sobre como as pesquisas científicas podem influenciar as atitudes morais das sociedades humanas a partir de uma visão biológica familiar aos profissionais da saúde.

Depois da abordagem sobre os fundamentos científicos e éticos, o assunto será debatido pelo jurista Jaime Viccari, pelo professor Euler Westphal e pelo neurologista Felipe Ibiapina dos Reis.

Outro tema inédito em pauta é a chamada ética integrativa. “Queremos oferecer aos participantes a oportunidade de refletir, pela primeira vez no Brasil, sobre este tema que, por enquanto, está restrito ao âmbito acadêmico”, explica o médico Carlos Serapião que há 18 anos organiza o evento, responsável por trazer a Joinville nomes de ponta da bioética do Brasil e de outros países.

O tema será debatido sob a forma de um minicurso, envolvendo quatro aspectos principais. Na primeira parte, o próprio Serapião apresenta os fundamentos da chamada ética integrativa, que abrange a ética preventiva, a ser abordada na sequência pelo professor-doutor Fernando Hellmann, subcoordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina.

Dois outros núcleos fazem parte desse pensamento ético integrado na saúde.  Um deles é a bioética clínica, assunto a ser discutido pela médica pediatra Jucélia Maria Guedert, do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e do Comitê de Bioética do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis.

Em seguida, a liderança ética das instituições de saúde, responsável pela sustentação de uma cultura baseada em princípios éticos, será o tema de Roberto Luiz D´Ávila, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina. D´Ávila é professor de Humanidades Médicas do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e professor convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal, onde cursa também doutoramento em Bioética.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379