Profissionais de enfermagem debatem importância da gestão eficaz no atendimento

 

Quanto mais o paciente for protagonista de seu próprio tratamento, mais eficiente e eficaz é o atendimento que recebe. A ideia foi ponto de partida do 4º Encontro Catarinense de Enfermagem, um dos maiores eventos da área da saúde em Santa Catarina com foco exclusivo no segmento da enfermagem. Promovido pelo Hospital Dona Helena, o encontro reuniu cerca de 400 pessoas, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Joinville. A partir do tema “Qualidade em saúde baseada na eficiência e eficácia assistencial”, painéis e palestras foram promovidas ao longo do dia, ministrados por profissionais experientes da área.

“É um assunto que nos desafia diariamente, sobretudo, se considerarmos as mudanças cotidianas nos sistemas de precificação e remuneração dos serviços de assistência hospitalar”, apontou Fabiana Efting Mohr, gerente de enfermagem do HDH. Segundo ela, a essência da profissão continuará sendo o cuidado ao ser humano. Para qualificá-lo, a gerente ressaltou a importância de o profissional estar preparado para as mudanças aceleradas nas áreas científicas, tecnológicas e administrativas.

Uma das conferencistas foi Vania Röhsig, superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS). Sua palestra teve como tema “Eficiência assistencial”, explanando o case do hospital em que atua. “A prática assistencial baseada em evidências e o acompanhamento metódico dos resultados são fundamentais para enfrentar os desafios da saúde no futuro. A ideia é que o paciente seja cada vez mais o protagonista do seu cuidado e que a geração de valor pelas instituições esteja no centro da gestão da saúde”, sublinhou.

Jean Rodrigues da Silva, secretário de saúde de Joinville e diretor-presidente do Hospital São José, explicou a gestão de instituições públicas de saúde, tendo em vista as dificuldades de repasse de verbas. Segundo ele, existe uma alta entrega de serviço para a população diariamente, o que fez com que a questão da eficiência se tornasse o ponto-chave para a sua sustentabilidade. “No sistema público, o desafio é sempre voltado para o agora. Para o ontem”

Ao longo do evento, os palestrantes abordaram temas como responsabilidade civil, entrega de valor, padronização e gestão de setores hospitalares. Bianca Piasecki, gerente de qualidade do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba (PR), frisou que “toda a liderança está envolvida em todos os processos” da instituição em que atua, fortalecendo a ideia da gestão hospitalar como um trabalho em equipe, em vez de setores independentes trabalhando de forma avulsa.

 



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