Testes para Covid-19: conheça as opções do mercado

O Hospital Dona Helena foi autorizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) a realizar e informar os resultados do exame RT-PCR, considerado “padrão-ouro” no diagnóstico da fase inicial da Covid-19. O exame segue critérios da Vigilância Epidemiológica e o paciente aguarda, geralmente, até 10 dias para obter o resultado. Com a autorização, o Dona Helena irá disponibilizar os resultados em até duas horas. A instituição também oferece o teste rápido para detecção da Covid-19, cujo resultado é informado durante o atendimento.

Entenda a diferença entre os exames disponíveis no mercado:

Exame RT-PCR

O exame RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, está presente no organismo. A metodologia é considerada “padrão-ouro” para detectar o novo coronavírus nos pacientes com suspeita de infecção. A técnica pesquisa o material genético do vírus (RNA) a partir da coleta de material da garganta (orofaringe) e do nariz (nasofaringe). É recomendado apenas para indivíduos sintomáticos.

A coleta do RT-PCR deve ser realizada em média até o sétimo dia dos sintomas – ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. O teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

Prezando pela segurança de pacientes e funcionários, a coleta do material é realizada em uma sala exclusiva e privativa do Laboratório de Análise Clínica do Dona Helena, localizado no Edifício Medclínicas, em frente ao hospital.

Teste rápido (Imunocromatografia)

O exame serve para detectar a presença de anticorpos (IgM e IgG) – resposta imunológica do organismo ao novo coronavírus. Como o organismo só começa a produzir anticorpos depois do contato com o vírus, o exame é recomendado para pacientes com sintomas iniciados há pelo menos oito dias, que é o tempo médio para produção ocorrer (depende de cada indivíduo, pode acontecer tardiamente).

Este exame proporciona resultado rápido, disponível já durante o atendimento. Para a realização dos exames, o Dona Helena adotou uma série de medidas de segurança, como um ponto restrito para a coleta, no Laboratório de Análises localizado no edifício Medclínicas, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool gel 70%, intensificada para que todos possam higienizar as mãos antes de acessar o local, durante sua permanência e ao sair.

Os testes rápidos têm relevante papel para mapear o status imunológico (avaliar quem já teve o vírus ou foi exposto a ele). Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas.

Agendamento

Ambos os exames precisam de agendamento prévio, via telefone (47 3451-3434) ou e-mail (recepcaolac@donahelena.com.br). Para acessar o laboratório, ao realizar as coletas, o uso de máscara é obrigatório.

Comparado com as ofertas do mercado, os valores são mais acessíveis: o exame de sorologia custa R$ 220 e o exame RT-PCR, R$ 320. O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado com o cartão de crédito. No Dona Helena, os profissionais de saúde têm desconto nos dois procedimentos.

 



Deixe uma resposta

Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp