image chatbot

Hospital
Dona Helena

O Hospital Dona Helena, mantido pela Associação Beneficente Evangélica de Joinville - a maior cidade catarinense -, foi uma das primeiras instituições hospitalares do país a certificarem todos os serviços pelas normas ISO. É também pioneiro na adequação de seu sistema à ISO 9001/2000 - versão 2008.

Conquistou em 2014 a mais importante certificação hospitalar do mundo: a acreditação da Joint Commission International (JCI), sendo a primeira instituição catarinense a receber o selo Gold Seal Approval.

A História do Dona

1916

Fundação da Sociedade de Socorro das Senhoras Evangélicas, por iniciativa da pioneira Helena Trinks Lepper. A instituição começou como ancionato e jardim de infância.

O Hospital Dona Helena se materializou pelas mãos do Dr. Norberto Bachmann, que trouxe o primeiro paciente.

1956

Mudança nos estatutos dá origem à Associação Beneficente Evangélica de Joinville.

1989

Implantação do Plano Diretor, com o objetivo de tornar a instituição referência no Sul do país.

Começam as obras de ampliação física, modernização de equipamentos e aperfeiçoamento do corpo clínico.

1992

Inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem e informatização de todo o Hospital.

1994

Ampliação do Laboratório de Análises Clínicas, com atendimento 24 horas.

1996

Implantação do programa Pró-Humano.

1997

A instituição lança o 1º Simpósio Catarinense de Bioética.

1999

Inauguração do Centro de Diagnóstico Ortopédico.

2001

Início da utilização do Prontuário Eletrônico.

2002

Inauguração do Serviço de Reprodução Assistida, em parceria com a clínica Satis.

Aquisição do novo equipamento de Ressonância Magnética, um dos melhores e mais avançados do país.

2003

Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), realizada por suas superintendências estaduais. A Unidas agrega vários convênios de saúde em todo o Brasil. O objetivo do evento, que ocorre desde 2000 – quando a Unidas ainda era denominada Ciefas -, é destacar, em cada estado do país, os conveniados que prestam serviços de assistência à saúde dentro dos melhores padrões de atendimento e qualidade.

2004

Primeiro transplante de rim feito no Hospital, logo após credenciamento pelo SUS.

Homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade: Reconhecimento recebido em sessão solene da Assembleia Legislativa, que registrou os 180 anos da imigração alemã no Brasil.

2005

Implantação do Serviço de Suporte ao Diagnóstico Neurológico.

2006

Implantação do Programa Socioassistencial.

Criação do grupo Hospirrisos – Agentes da Alegria, em parceria com IELUSC e Studio Escola de Atores.

Homenagem pelos 90 anos de atividades – Acij: Diploma de reconhecimento concedido ao Dona Helena pelos seus 90 anos e por sua importante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

2007

Implantação do Serviço de Saúde Ocupacional.

Aquisição do Tomógrafo Computadorizado Multi Slice 64 canais e da Hemodinâmica Flat Detector, para imagem digital.

Início da construção do Centro Clínico.

2008

Criação da nova logomarca do Hospital Dona Helena.

2009

Início do funcionamento do estacionamento no novo prédio – primeiro serviço ativado nas novas instalações.

2010

Aquisição de mamógrafo da Siemens.

Instalação dos primeiros serviços no Centro Clínico: Centro Cirúrgico Ambulatorial, Centro de Diagnóstico da Visão, Serviço de Suporte ao Diagnóstico Neurológico e Serviço de Ergometria.

2011

Implantação do Naim – Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher.

Implantação da Comissão de Ética em Enfermagem.

Início do Curso de Tanatologia, pioneiro em Joinville.

2012

Aquisição do segundo equipamento de ressonância magnética.

Cirurgia inédita no Hospital: implante auditivo em criança com deficiência auditiva.

Implantação dos serviços de Oncologia e Neurologia.

2013

Primeiro simulado de Múltiplas Vítimas.

Curso inédito de Ressonância Magnética.

Primeiro reimplante de mãos com sucesso em Joinville.

Aquisição dos equipamentos de ultrassonografia, intracoronária e de análise da reserva de fluxo coronário, conhecido pela sigla FFR.

Lançamento da Revista Conecthos.

2014

Realização do 14º Simpósio Catarinense de Bioética, com a participação do Dr. José Carlos Abellán Salort, diretor de mestrado e doutorado da Universidade Rey Juan Carlos, de Madrid, capital da Espanha.

Aquisição do terceiro equipamento de ressonância magnética.

Filiação na Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), na qualidade de Associado Titular.

2015

Realização do 15º Simpósio Catarinense de Bioética, com a participação da Dra. Simone Bateman, membro do Comitê Nacional de Ética da França, diretora da unidade de pesquisa do Centro de Pesquisa em Ética e Sociedade da França e diretora assistente para Sociologia e Direito do Conselho Nacional de Pesquisa da França.

 

2015

O Dona Helena estabelece parceria com instituições para receber residentes e contribuir para o processo de formação de novos profissionais médicos, disponibilizando sua moderna estrutura.

O Hospital ingressa nas redes sociais por meio de página no Facebook e canal no LinkedIn.

2016

Homenagens pelo centenário do Dona Helena, recebidas pelas seguintes entidades: Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (Ahesc), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fehoesc) e Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc). O Hospital Dona Helena também recebeu homenagens pelos seus 100 anos da empresa de seguros SulAmérica e do Bradesco.

2017

Reconhecimento da parceria de 20 anos com a multinacional Philips, pela utilização e apoio no desenvolvimento da ferramenta Tasy.

 

2017

Mais homenagens pela trajetória centenária, concedidas em congresso pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), em sessão solene.

Título de Honra ao Mérito – Sociedade Harmonia Lyra de Joinville: O Hospital Dona Helena recebeu o reconhecimento por seu apoio à cultura na cidade.

2018

Certificação da RICTV pelo projeto Maratona do Brinquedo, que reconhece o empenho e dedicação do Dona Helena na campanha, realizada para amenizar a situação de carência da população menos assistida de Joinville e região.

Certificação da Record TV pela Campanha do Agasalho: O Hospital Dona Helena foi reconhecido por sua participação ativa na campanha, cujas arrecadações contribuíram para amenizar a situação de carência da população menos assistida de Joinville e região.

Recertificação da ISO 9001.

2019

Recertificação da ISO 9001.

2020

Recertificação da ISO 9001.

Prêmio de Excelência em Saúde – Grupo Mídia: O Hospital Dona Helena foi eleito em homenagem à sua atuação na última década, pelo conjunto de sua história centenária e relevância para a saúde no Brasil.

Reacreditação Joint Commission International (JCI): Mais uma vez, em resposta aos bons procedimentos implantados e respeito às normas nacionais e internacionais de saúde, o Hospital Dona Helena alcançou a reacreditação da mais importante certificação hospitalar do mundo.

2021

Membro do ranking World’s Best Hospitals 2022, indicado pela Revista Newsweek.

Recertificação da ISO 9001.

Manutenção do certificado do Laboratório de Análises Clínica pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade ( PNCQ).

2022

Criação do Inova Dona no Ágora Tech Park.

Abertura de unidade de internação especializada em saúde mental.

Nossa
Missão

Prover sempre o melhor cuidado a cada paciente, agregando valor e humanização a uma prática clínica integrada ao ensino e à pesquisa.

Política do Sistema
Integrado de Gestão

Centro hospitalar fundamentado na filosofia cristã, cujo objetivo é a preservação e valorização da vida, oferecendo serviços de excelência, mantido o equilíbrio entre atendimento, conhecimento, tecnologia e humanização.

Hospital Dona Helena

A marca do
Hospital Dona Helena

A logomarca do Dona Helena figura a humanização do Hospital com seus pacientes, apresentando a ideia de proximidade, cuidado e carinho no tratamento com as pessoas.

É formada pela estilização de uma mão e de um pássaro que, juntos, formam um coração. A mão representa o cuidado com a vida; estendida para cima simboliza a ajuda ao próximo. O coração representa o amor e a valorização do ser humano.

A imagem da mão é carregada de simbologias. Em muitas culturas, é associada à cura. São as mãos que semeiam, constroem, transformam, criam. Veem por meio do tato e gestualizam sentimentos e ideias. Podem conectar um indivíduo ao outro com um gesto de apresentação e, ainda, por gestos mais profundos de apoio e auxílio. Representam a segurança e o cuidado que uma mãe ou um pai podem dar ao filho. Expressam o sentimento de solidariedade, como o aperto de uma mão e um abraço amigo na hora da dor. Enfim: protegem.

O pássaro também pode ser visto como uma pomba que transmite paz, vida, alegria, esperança, renascimento, leveza, liberdade e bem-estar.

A logomarca, desenhada de forma harmoniosa, na qual cada elemento carrega sua simbologia, possui um formato oval, cuja simbologia transmite vida, renovação e fertilidade.

A
Diretoria

Conselho Deliberativo:

Presidente: Udo Döhler
Vice-Presidente: Roberto Jorge Keller

Conselheiros:

Hilário Wolfgramm
Juarez Schroeder
José Mario Gomes Ribeiro

Diretoria:

Presidente: Hilário Wolfgramm
Diretor-Financeiro: Juarez Schroeder
Diretor-Secretário: Roberto Luiz Carneiro

Conselho Fiscal:

Reinaldo Schneider
Leonaldo Ravache
Mauricio Woehl Junior

Suplentes:

Alessandre Henrique do Nascimento
Roberto Kohntopp

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379