Uma publicação pensada e produzida durante 365 dias. Assim foi o processo que envolveu a criação do livro que conta o centenário do Hospital Dona Helena, lançado em novembro.
Gizele Leivas, coordenadora de Comunicação e Marketing da instituição, explica que a solicitação surgiu há três anos, por parte da direção executiva. A partir daí, em parceria com a Editora Mercado de Comunicação, se começou
a pensar na equipe, no conteúdo e na formatação do livro. “Queríamos contar os 100 anos de uma forma diferenciada, leve e que envolvesse o leitor, por isso, optamos pelas imagens”, conta. O conceito de narrar a história da atualidade
para os tempos mais antigos foi uma forma de personalizar a publicação e chamar a atenção do público.
Com um acervo de mais de seis mil imagens, a maioria delas não identificadas e impressas, a organização percebeu que precisaria contar com a ajuda de profissionais experientes. Assim, o fotógrafo Chico Maurente passou a fazer parte
do projeto. “Para mim, foi uma experiência maravilhosa. Geralmente, trabalho com factual e conhecer várias histórias foi muito gratificante”, afirma. Ele foi responsável pela digitalização, tratamento e registro de imagens atuais.
“O resultado é ímpar. A qualidade e a quantidade de informação e história que estamos deixando para a comunidade brasileira é formidável”, destaca.
Ao lado dele, trabalhou o designer Fábio Abreu, responsável pelo projeto editorial e diagramação. De acordo com ele, a ideia foi valorizar as imagens que tinham maior valor histórico ou impacto visual. Partindo do conceito de
contar a história presente para chegar ao passado, o livro foi dividido em capítulos temáticos. “O livro é um documento histórico. Gosto muito do último capítulo, onde as pessoas daquelas fotos nem se davam conta de que ajudariam
a contar essa história, só estavam ali para cuidar do outro”, afirma.
Para Ana Ribas Diefenthaeler, editora da Mercado de Comunicação, a equipe afinada ajudou na execução do conceito estético e editorial do projeto. “É um símbolo da beleza que inspira as ações da instituição, que sempre se baseia
na humanização”, destaca.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |