Pacientes e Acompanhantes

Credenciamento Doulas

O papel da doula é oferecer apoio físico, suporte emocional e informação às gestantes e seus acompanhantes durante o trabalho de parto. A doula oferece auxílio e conforto como: respiração, relaxamento e movimentação durante o período de evolução do trabalho de parto. Também proporciona assistência às famílias, para que estas possam ter informação a respeito da evolução do trabalho de parto. Não realizam funções clínicas como exames de toque vaginal, monitorização de batimentos cardíacos, não tomam decisões pelas suas clientes e não dão conselhos técnicos.  As doulas se especializam em cuidados não médicos/enfermeiros, por meio de uma certificação ocupacional.

 

Compreendendo o protocolo de Segurança do Paciente, acesse o link abaixo, para realizar o seu cadastro através do Termo de Autorização, consentimento e responsabilidade de assistência emocional e psicológica ao parto.

Importante: enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, o documento “Termo de Responsabilidade e Ciência dos Riscos Associados ao ingresso na Instituição Hospitalar durante a Emergência de Saúde Pública Decorrente da Epidemia de Coronavírus (COVID-19)”, deve ser entregue juntamente com o “Termo de Autorização, consentimento e responsabilidade de assistência emocional e psicológica ao parto.

 

word-doc-icon

word-doc-icon

 

Agora você deverá agendar o seu treinamento, para receber as demais orientações pertinentes as suas atividades de doula no Hospital Dona Helena. Envie seu telefone de contato pelo e-mail secretaria.medica@donahelena.com.br, para que o enfermeiro coordenador do Centro Obstétrico entre em contato.

 

Importante: no dia do treinamento, trazer as duas vias do Termo de Autorização, consentimento e responsabilidade de assistência emocional e psicológica ao parto (da doula e da parturiente), Termo de Responsabilidade e Ciência dos Riscos Associados ao ingresso na Instituição Hospitalar durante a Emergência de Saúde Pública Decorrente da Epidemia de Coronavírus (COVID-19) – (da doula e da parturiente) e uma cópia dos documentos obrigatórios para o cadastramento de doulas: Cópia do certificado do curso contendo carga horária e cronograma;

  1. Cópia documento oficial com foto;
  2. Cópia CPF e RG;
  3. Contato telefônico e e-mail;
  4. Enunciar procedimentos e técnicas que serão utilizadas no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como descrever o planejamento das ações que serão desenvolvidas durante o período de assistência;
  5. Termo de autorização assinado pela gestante, para atuação da doula no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp