Pacientes e Acompanhantes

Procedimentos para Alta e Transferência

TRANSFERÊNCIA INTERNA

Sempre que for necessária a transferência do paciente para outra unidade/setor, o apartamento ou o leito por ele ocupado deve ser liberado imediatamente, levando consigo todos os pertences. Não é permitida a permanência do acompanhante no mesmo. Nos casos de retorno do paciente para uma Unidade onde já esteve, o leito ou apartamento disponibilizado não será necessariamente o mesmo ocupado anteriormente.

 

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

A transferência externa será realizada por desejo do próprio paciente ou de seus familiares e somente ocorrerá mediante liberação médica e contato com o Hospital de destino. Este hospital) deve dar o seu “de acordo” e informar o nome do médico que receberá o paciente. A família do paciente é a responsável pela reserva de leito em outro hospital, bem como pelo transporte do paciente, com ou sem autorização do convênio de saúde.

 

A transferência para outro Hospital também poderá ocorrer caso haja necessidade de atendimento/procedimento específico que o Hospital Dona Helena não disponha no momento. Nesse caso a responsabilidade do encaminhamento e transporte do paciente é do Dona Helena.

 

O procedimento da transferência é registrado em prontuário, mencionando a concordância dos familiares e a ciência dos mesmos sobre riscos, quando for o caso.

 

ALTA HOSPITALAR E PAGAMENTO

 

  • A alta hospitalar é de responsabilidade exclusiva do médico assistente do paciente.
  • A diária hospitalar compreende o período entre às 12h e às 12h do dia seguinte e inclui o uso dos aposentos e as refeições do paciente.
  • Outras despesas serão cobradas à parte, inclusive as feitas por acompanhantes, além de eventuais serviços especializados – fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, não cobertos pelo plano de saúde.
  • Sempre que ocorrer reajuste de preços, o Hospital reserva-se o direito de repassar as atualizações à sua tabela, com base na data dos aumentos.
  • Na alta, o paciente é acompanhado pela enfermagem que recebe uma etiqueta contendo o dado nominal do paciente devendo ser apresentada no guichê Alta Hospitalar junto à Recepção Internação, para liberação. Nesse momento, também, os objetos pessoais registrados na internação serão checados e liberados, bem como despesas com telefone.
  • Para pacientes particulares, o mesmo ou seu representante legal deverá apresentar-se à Tesouraria (junto à Recepção Internação), para o pagamento da conta. As contas particulares são fechadas no prazo de 1 (uma) hora.
  • Para as altas que acontecem à noite e nos fins de semana, a Tesouraria do hospital providencia o contato no dia seguinte ou na segunda-feira, para os devidos acertos.

 

ALTA CONTRA INDICAÇÃO MÉDICA

O paciente ou seu responsável legal tem o direito de solicitar a alta contra indicação médica, devendo, para isso, solicitar o formulário específico ao Enfermeiro Coordenador da Unidade ou ao Enfermeiro Supervisor, responsabilizando-se pelas circunstâncias adversas que possam acontecer.

Certificações
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