Ecodoppler de aorta, ilíacas, artérias renais

O exame de ultrassom permite avaliar o fluxo sanguíneo e as características dos vasos. Por meio de sons gráficos e imagens coloridas, a avaliação pode se dar na área aorto-ilíaco, onde o médico analisa a artéria aorta e as ilíacas, ou nas artérias renais, nas quais é verificado o fluxo sanguíneo dos rins.

 

Ecodoppler arterial/venoso dos membros superiores /inferiores direito e esquerdo

Neste exame, o aparelho emite imagens coloridas, avaliando o calibre dos vasos, possíveis dilatações (aneurisma) ou obstrução em seu interior (estenose). Também relata a espessura e o aspecto das paredes padrão dos vasos e a velocidade do fluxo sanguíneo em seu interior. Isso permite com que sejam repassadas orientações para tratamentos ou prevenção de complicações futuras

 

Ecodoppler de carótidas e vertebrais

O ecodoppler colorido avalia a anatomia e o fluxo sanguíneo das artérias carótidas e vertebrais, para constatar e avaliar o grau das obstruções.

 

Ecodoppler de vasos abdominais (porta, mesentérica, esplênica)

O exame inclui o estudo e a avaliação do fluxo das veias cava inferior, ilíacas comuns e externas. Também é possível investigar a ocorrência de Síndrome de Cockett, quando solicitado pelo médico responsável. Essa síndrome consiste na compressão da veia ilíaca esquerda pela artéria ilíaca direita e pode agravar varizes, levando até à trombose venosa profunda.

 

Ecodoppler de subclávias e jugulares

O exame inclui o estudo e a avaliação do fluxo das veias jugular interna, jugular externa, inominada, subclávia e axilar, em cortes longitudinais e transversais.

 

Ecocardiograma transesofágico

Por meio de uma sonda introduzida pelo esôfago, é realizado um ultrassom do coração, detalhando o aspecto anatômico e funcional das válvulas e próteses cardíacas. Auxilia no diagnóstico de doenças da aorta, infecções do coração e de fontes de embolia pulmonar e sistêmica.

 

Ecocardiograma sob estresse farmacológico

Neste ultrassom do coração, são avaliadas as condições do órgão em estado de repouso e em estresse cardíaco — provocado pela aplicação de medicamentos. Com ele, é possível diagnosticar precocemente a necessidade de cirurgia de revascularização miocárdica, angioplastia coronariana ou implante de stents coronarianos. Também auxilia na avaliação de pacientes já submetidos a esses tipos de procedimentos.

 

Ecocardiograma transtorácico (adulto/pediátrico) 

É um exame indolor e não invasivo, que por meio de ultrassom permite obter informações morfológicas e funcionais sobre as câmeras (aurículas e ventrículos), válvulas e paredes cardíacas.

 

Ecocardiograma fetal

Consiste na realização de um estudo do coração através do ultrassom, usando o mesmo método utilizado nos exames pré-natais de rotina que avaliam o crescimento fetal e as outras estruturas anatômicas do bebê. A diferença é que este exame é focado no coração e nos vasos que saem ou nele chegam, analisando detalhes tanto morfológicos (da forma dessas estruturas) como funcionais (da função cardíaca e circulatória).

 

 

Certificações
Afiliações