O Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa, criado em 15 de Outubro de 2014, tem por finalidade a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito à prevenção e promoção da saúde, através de:
Refere-se a uma forma de educação que ajuda aos profissionais da saúde a manter competência e aprender sobre novas áreas no campo da atividade médico-assistencial. Está dividido em PEC-MED e PEC-ENF.
Sua principal missão é estimular a prática da leitura por meio de convites ao debate e à reflexão sobre temas atuais, em especial na área da saúde. Está a cargo de apoiar e colaborar no editorial de publicações por iniciativa dos profissionais do HDH e seu corpo clínico. Um catálogo contendo tais publicações e demais produções científicas é elaborado ao final de cada ano.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, que objetiva defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos descritos nas Normas Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução do Conselho nacional de Saúde nº466/12e demais normas do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O CEP é credenciado junto à Comissão Nacional de Ética em pesquisa do CNS/Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS) desde 10 de dezembro de 2003.
Todos os projetos de pesquisa a serem realizados no HDH, envolvendo Seres Humanos devem, ser submetidos a um processo de avaliação que inclui as seguintes etapas:
1 – Aprovação da direção do hospital Dona Helena. Para a aprovação você deverá providenciar: – Carta de Anuência da Direção e do Chefe de Serviço no qual a pesquisa está vinculada no HDH.
– Projeto de Pesquisa, constando o protocolo, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, cronograma e orçamento.
– Termo de compromisso de utilização de prontuários e base de dados (quando aplicável) – se você for utilizar dados secundários, ou seja, dados já coletados (ex: dados que estão registrados em prontuário ou em banco de dados do hospital); (modelo a ser criado)
Entregar pessoalmente no CEP (anexo ao IDHEP – 5º andar do Centro Clínico HDH) ou encaminhar para o e-mail: cep.idhep@donahelena.com.br
2 – Preparação da documentação para submissão ao CEP:
Diante do parecer favorável da direção (informação repassada pelo CEP para o pesquisador).
Submeter via Plataforma Brasil todos os documentos relacionados com o estudo, incluindo:
– Folha de rosto;
– Projeto detalhado;
– infraestrutura;
– Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE (quando aplicável);
– Termo de Assentimento (quando aplicável);
– Termo de dispensa de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE (quando aplicável);
– Termo de responsabilidade – declaração de todos os pesquisadores envolvidos no estudo, comprometendo-se a seguir a regulamentação brasileira em relação à pesquisa envolvendo seres humanos.
– Instrumentos para coleta de dados (questionários, formulários, fichas de coleta de dados, etc.);
– Declaração do Patrocinador.
Funcionamento (contato)
De Segunda – Feira à Sexta – Feira
14h às 17h
Telefone: 47 3451-3507
E-mail: idhep.cep@donahelena.com.br
Calendário de Reuniões
Membros do CEP
Resolução 17.19 composição CEP
Normas e Resoluções CONEP
Manual Pendências Frequentes em Protocolos Pesquisa Clínica
Resolução 251 Novos fármacos, vacinas e testes diagnósticos
Resolução 292 Cooperação estrangeira
Resolução 340 Área Temática Especial de Genética Humana
Resolução 346 Armazenamento de material biológico humano
Resolução 441 Armazenamento de material biológico humano
Resolução 466 Pesquisa envolvendo Seres Humanos no Brasil
Resolução 506 Processo de Acreditação de CEP
Resolução 510 Normas Aplicáveis a Pesquisas em Ciências Humanas e So…
Resolução 563 Doenças Ultrarraras
Resolução 580 Condições para a promoção, proteção e recuperação da…
Cartas Circulares CONEP
Carta Circular 35 Interposição de Emenda
Carta Circular 38 Tramitação de Emendas no sistema CEP CONEP
Carta Circular 40 Tramitação de Brochura do Investigador na PlatBR
Carta Circular 51 Esclarecimentos adicionais sobre o TCLE
Carta Circular 61 Elaboração e Organização dos Cronogramas
Carta Circular 122 Fluxo de Análise de Projetos nos CEP
Carta Circular 166 Relato de Caso
Submissão de Recurso
Carta Resposta
Modelo de Projeto de relato de Caso
Modelo de Projeto para Relato de Caso
Modelo de Projeto de Pesquisa
Modelo Termo anuência coordenador do setor
Termo anuência coordenador do setor
Cartilha Direitos do Pesquisador
Cartilha_Direitos_Participantes de Pesquisa_2020 (C)
Termo de Compromisso de Utilização de Prontuários e Base de Dados para Pesquisa
Tem como objetivo incentivar o surgimento de projetos institucionais de pesquisa clínica, ajudando em sua estruturação segundo o método científico, o qual pode ser definido como um conjunto de regras para o pesquisador desenvolver uma experiência controlada.
contato_site
Refere-se a atividade relacionada com reuniões, cursos, jornadas etc, realizada pelo HDH e direcionadas ao público interno ou externo. Inclui um ciclo de conferências, como evento máximo do Hospital.
Grupo organizado de profissionais dedicados ao estudo e reflexão das questões bioéticas relacionadas com os cuidados de saúde e outros problemas relevantes do comportamento individual e social. Responde pela organização anual do Simpósio Catarinense de Bioética.
Tem como objetivo desenvolver, implementar e monitoraras ações destinadas a tornar seguro e com qualidade os cuidados prestados por profissionais capacitados e habilitados, visando a eficácia dos serviços prestados aos pacientes do HDH.
Responde pela coordenação e controle dos programas de residência médica desenvolvidos no HDH.
O Sistema Integrado de Gestão (SIG) do Hospital Dona Helena está fundamentado e orientado por normas internacionais, princípios filosóficos e estratégicos da instituição, das necessidades e expectativas das partes interessadas e das legislações aplicáveis.
Todas essas exigências e informações são integradas e implantadas nos diversos processos do HDH, de tal forma a atendê-las operacionalmente. O desdobramento e reconhecimento do SIG em nível internacional se faz através da certificação ISO 9001, junto à BRTUV, e a acreditação pela Joint Commission International (JCI).
O núcleo atua como meio da busca pela inovação através de novas tecnologias disponíveis aplicadas na área do ensino, pesquisa e assistência hospitalar.