Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do cérebro e do corpo.

15 de agosto de 2016

Nossa memória e atenção dependem de um bom sono para funcionar bem, o mesmo acontece com nossos reflexos motores e agilidade de pensamento.

Boa parte dos problemas em dormir bem vem de hábitos ruins. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a dormir melhor:

  1. – Mantenha uma rotina de dormir, isto é procure ir para cama e levantar-se em horários semelhantes em todos os dias da semana;
  2. – Procure relaxar antes de dormir. Meditar, orar, rezar e escutar música antes de ir para a cama promove esse relaxamento;
  3. – Evitar tomar bebidas com cafeína após as 16h da tarde, mesmo o café com leite pode atrapalhar o sono em quem tem dificuldade em dormir.

Lembre-se que muitos refrigerantes, chás e estimulantes “energéticos” têm cafeína. Uma opção para quem não pode deixar de tomar um café à noite é o descafeinado;

  1. – Evite ver televisão, comer ou ler na cama “para dormir”. Vá para a cama apenas quando estiver preparado para iniciar o sono;
  2. – Faça atividades físicas regularmente, mas evite-as à noite próximo da hora de dormir, dê um espaço de pelo menos duas horas entre o exercício e o início do sono;
  3. – Tenha um quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável para uma boa noite de sono, a temperatura ideal é na casa de 20 a 22oC;
  4. – Uma causa de dificuldades em dormir é a dor crônica, procure seu médico para tratar adequadamente essa condição;
  5. – Se mesmo com essas medidas ainda tiver dificuldades em dormir procure o Serviço de Neurologia do Hospital Dona Helena para uma consulta.
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