O serviço de Oncohematologia do Hospital Dona Helena dispõe de uma completa infraestrutura para atender pacientes que apresentem alterações ou doenças no sistema sanguíneo, como  leucemia, linfomas, mielomas múltiplos e outras doenças malignas. Ou benignas – como as anemias adquiridas ou congênitas, púrpura ou coagulopatias. Além do sangue, a especialidade estuda a medula óssea, os linfonodos, baço e gânglios. Por meio de exames específicos, o hematologista investiga se há algum componente do sangue, de células a nutrientes, que estão alterados e podem estar causando algum problema de saúde.

 

Muito frequentemente, o paciente busca um especialista em hematologia por recomendação de outro profissional – clínico geral, cardiologista ou até angiologista. Mas é importante o próprio paciente ficar atento – e em caso de sintomas que incluam sangramento frequente da gengiva e do nariz, é recomendado marcar uma consulta com um oncohematologista para investigar as causas.

 

Essa especialidade também pode realizar tratamentos por meio de transfusões de sangue, na ação interativa entre hematologia e hemoterapia, que é o uso do sangue como elemento terapêutico. Certas condições sanguíneas, como a leucemia, necessitam de um transplante de medula óssea para devolver ao paciente sua qualidade de vida.  E esses procedimentos todos estão disponíveis no Serviço de Hematologia do Hospital Dona Helena, que funciona no primeiro andar do Centro Clínico.

 

Confira a Cartilha de Direitos e Deveres do Paciente Oncológico

.

Direito_cancer

Hábitos diários podem ajudar a combater o câncer

https://youtu.be/Bfn6H500cVw

Julho Verde – Mês de conscientização de combate ao câncer de cabeça e pescoço

https://youtu.be/EFHSzxhZAYw
Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp