POLÍTICA DE PRIVACIDADE
HOSPITAL DONA HELENA (SITE)

A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE EVANGÉLICA DE JOINVILLE, mantenedora do Hospital Dona Helena, pessoa jurídica de direito privado/entidade civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de Joinville/SC, na Rua Blumenau, nº 123, Centro, inscrita no CNPJ sob o nº 84.694.405/0001-67 (“HDH” ou “HOSPITAL DONA HELENA”) é uma associação com uma longa trajetória pautada em prover o melhor cuidado a cada paciente, agregando valor e humanização com a prática clínica integrada ao ensino e à pesquisa. 

 

Nosso site http://www.donahelena.com.br/ (“SITE” ou “PLATAFORMA”) é voltado para a divulgação aos nossos parceiros, clientes e pacientes acerca dos produtos e serviços ofertados pelo Hospital Dona Helena como por exemplo, emissão de laudo de exames de imagens, emissão de laudo de exames laboratoriais, agendamento de consultas e exames. Também é possível via whatsapp realizar serviços que vão desde o cadastro para a gestão de exames até para marcar de consultas. 

 

Seja no SITE ou em nossa unidade de atendimento, o HDH poderá realizar o tratamento de dados de pacientes, visitantes, usuários do SITE e afins (“Titulares” ou “Usuários”).

 

O HDH zela e respeita a privacidade das pessoas e, para tanto, a presente Política de Privacidade visa fornecer uma visão transparente das práticas relacionadas à coleta, armazenamento e formas de uso de dados pessoais pelo HOSPITAL DONA HELENA, as finalidades da coleta e forma pela qual os Titulares poderão atualizar, gerenciar ou excluir informações.

 

QUAIS DADOS SÃO TRATADOS?

Por dados pessoais entenda-se toda e qualquer informação relacionada à uma pessoa física, capaz de identificá-la ou torna-la identificável, tais como nome, endereço de e-mail, IP, telefone ou quaisquer outras informações que permitam a identificação pessoal de Titulares.

 

Também é comum que o hospital faça o tratamento de dados sensíveis, consistentes em dados que dizem respeito à origem étnica, convicção religiosa, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.  

 

Desta forma, podemos ser os controladores dos Dados Pessoais dos Titulares tratados por nós no âmbito da prestação de serviço e assistência à saúde. Em alguns casos, terceiros poderão exercer o controle conjunto com o HDH conforme exposto a seguir. 

 

Os dados tratados pelo HOSPITAL DONA HELENA podem ser divididos quanto à origem nas seguintes categorias e origens: (a) dados disponibilizados pelos Titulares ao usar a plataforma de agendamento de consultas ou para recebimento de exames e diagnósticos; (b) dados disponibilizados pelo ou coletados junto ao Titular para confecção de exames, diagnósticos, prontuários, consultas ou demais procedimentos necessários à tutela da saúde do Titular (c) dados coletados pelo HOSPITAL DONA HELENA com o uso do SITE pelo Titular, bem como dados clínicos gerados pelo Hospital na realização dos atendimentos (d) nome e e-mail coletados no site para recebimento de notícias sobre o Hospital Dona Helena (newsletter): 

 

Dos dados disponibilizados pelo Titular

 

Todas as informações que o Titular inseriu ou disponibilizou de forma voluntária:

 

a) Dados cadastrais dos Titulares: No ato de cadastro em nosso SITE necessário ao agendamento de consultas, o Titular precisa fornecer o nome completo, CPF, endereço, nome completo da mãe, data de nascimento, telefones, e-mail. 

 

Ainda, para o acesso ao cadastro de consultas, bem como a consulta de exames, o Titular deverá inserir suas credenciais de acesso.

 

b) Dados fornecidos para atendimentos no HDH: Para realização do agendamento de consultas presenciais, realização de exames, elaboração de prontuários, diagnósticos entre outros serviços hospitalares é comum que sejam coletados dados de identificação como nome, CPF, data de nascimento, documento oficial de identificação, endereço, telefone para contato, e-mail e nome da mãe. 

 

Além disso, dados referente à saúde poderão ser coletados junto aos Titulares, para fins da prestação de serviços médico e hospitalares realizados pelo HDH, como por exemplo exames médicos em geral, amostras sanguíneas, histórico de doenças familiares, doenças preexistentes, amostras de material genético de qualquer natureza, peso, altura, etc. 

 

Também é possível requerer histórico de medicamentos de uso contínuo, prontuário de serviços clínicos anteriores, histórico de internações, histórico de cirurgias efetuadas, conduta terapêutica, prescrições médicas, descrições cirúrgicas, fichas anestésicas, resumo de alta, fichas de atendimento ambulatorial e/ou atendimento de urgência, entre outros dados sensíveis relacionados à saúde. A depender da situação também será necessária a apresentação de dados relacionados a opção religiosa, à dieta alimentar, à hábitos de exercícios entre outros hábitos da Titular. 

 

Apesar da lista de possíveis requisições ser extensa, necessário enfatizar que somente serão coletados os dados de saúde estritamente necessários para a elaboração do serviço médico contratado. Enquanto que os dados cadastrais servirão para o cadastro do paciente nos sistemas do hospital e para recebimento de newsletter. E sempre que necessário, o HDH poderá solicitar o consentimento do usuário por meio do Termo de Consentimento, seguindo e cumprindo as obrigações legais e regulatórias.

 

Dados coletados ou gerados pelo HOSPITAL DONA HELENA

 

a) Dados o HOSPITAL coleta de Titulares que se cadastram na plataforma ou simplesmente acessam o SITE:

 

(i) Informações coletadas de Usuários com o uso do SITE. Inclui dados do tipo do navegador de acesso do Usuário, dispositivo conectado, informações sobre a navegação e utilização da ou interação com a PLATAFORMA ou SITE, o modelo do dispositivo móvel, sistema operacional, provedor de conexão ou de telefonia, localização do Usuário (cidade, estado e país), endereço do protocolo de Internet (IP), tempo médio gasto, data e cidade de acesso à PLATAFORMA;

 

(ii) Utilização da PLATAFORMA: A PLATAFORMA processará as informações e dados fornecidas pelo Usuário para fins de realizar as ações necessárias para a prestação dos serviços contratados, executando as funcionalidades previstas na PLATAFORMA e SITE, podendo, inclusive, realizar integrações com Sistemas do USUÁRIO ou outros.

 

(ii) Comunicação entre a Titular e a HOSPITAL DONA HELENA. Caso a Titular utilize as ferramentas disponibilizadas pelo HOSPITAL DONA HELENA ou quaisquer outras formas de comunicação o HOSPITAL DONA HELENA poderá manter um registro dessas a fim de auxiliar a Titular a eventualmente resolver problemas futuros que possa ter.

 

(iv) Cookies. conforme disposto no Item 7 desta Política de Privacidade.

 

COMO TRATAMOS DADOS?

Quando podem ser tratados dados?Quais os dados podem ser tratados direta ou indiretamente?Para qual finalidade?Qual o Fundamento Legal
Cadastro e gestão de conta do Usuário no Site 
  • Nome completo do Titular;
  • CPF, 
  • E-mail, 
  • Endereço,
  • Credenciais da Titular (login, senha)
  • Conceder credenciais para acesso e utilização da PLATAFORMA;
  • Monitorar a utilização da PLATAFORMA;
  • Proporcionar segurança ao uso da PLATAFORMA; 
  • Confirmar identidade e prestar suporte técnico;

 

Cumprimento do contrato firmado, legítimo interesse e

Consentimento

Conteúdo inserido pelo TITULAR e/ou gerado pela PLATAFORMA (dados coletados a partir da utilização da Plataforma)
  • Dados submetidos e inseridos pelo TITULAR;
  • Execução das Funcionalidades da PLATAFORMA;
  • Realizar análises estatísticas e de inteligência de mercado, para desenvolvimento de novos produtos;

 

Cumprimento do contrato firmado, legítimo interesse e

Consentimento

Dados coletados por cookies (Durante a navegação no SITE e utilização da PLATAFORMA – ver abaixo seção específica sobre cookies)
  • Localização, tipo de navegador, 
  • Páginas consultadas;
  • Dados de registro e login;
  • tipo de dispositivo, informações sobre a tela e resolução do dispositivo utilizado, 
  • endereço do protocolo de Internet (IP), tempo médio gasto, data e cidade de acesso da plataforma;
  • os cookies são essenciais para que o SITE do HOSPITAL DONA HELENA carregue adequadamente e permita que você navegue corretamente. Também são relevantes para auxiliar no aprimoramento do SITE e no conserto de erros. 
Cumprimento do contrato firmado;
Legítimo interesse do HOSPITAL DONA HELENA;
Envio de comunicações, notícias e publicidades e espaço para contato
  • Nome; 
  • E-mail; 
  • Enviar comunicados, notícias e publicidades, considerando-se ou não a personalização do perfil do Usuário obtida por meio de dados pessoais analisados por meio de suas preferências;
  • Proceder com análises e recolhimento de dados estatísticos acerca das comunicações, leitura e acesso;
  • Atualizar e gerir lista de remoção (opt-out) de e-mails descadastrados do mailing; 
  • Obter informações e feedback com base na experiência do Usuário na utilização da PLATAFORMA para apoio na compreensão de necessidades, para melhorar produtos e serviços;
Legítimo Interesse

Consentimento

 

A Resolução 1.821/2007 do Conselho Federal de Medicina determina que os prontuários médicos sejam mantidos por, no mínimo, 20 anos para garantir que o paciente possa ter acesso sobre esses dados neste período de tempo, porém, por conveniência do Hospital e para atender melhor os titulares de dados, os prontuários são mantidos por tempo indeterminado. 

 

Vale informar também que os dados clínicos gerados pelo HDH somente poderão ser compartilhados se houver expressa necessidade em razão da proteção da saúde da pessoa, conforme autoriza o artigo 11, II, “f” e §4º da LGPD. 

 

COMPARTILHAMENTO DE DADOS COM TERCEIROS

(i) Armazenamento e processamento dos dados (plataforma web em nuvem para primeira autenticação ou primeiro acesso), caso em que os terceiros tratarão os dados de acordo com as determinações da HOSPITAL DONA HELENA;

 

(ii) Viabilizar o cumprimento dos contratos firmados entre você e o HOSPITAL DONA HELENA, através de empresas de geração de boletos, cobrança, advocacia, auditoria, emissão de cartões, atendimento ao consumidor, etc.;

 

(iii) Viabilizar o cumprimento dos contratos firmados entre você e o HOSPITAL DONA HELENA, através de subcontratadas para elaboração de exames, diagnósticos feitos em laboratórios externos;

 

(iv) Viabilizar cumprimento dos contratos firmados entre você e o HOSPITAL DONA HELENA, através de seguradoras e planos de saúde para cobertura de despesas de serviços realizados;

 

(v) Com órgãos públicos ou órgãos privados no desempenho de atividade tipicamente pública para cumprimento de determinação ou obrigação legal, como informações compartilhadas com órgãos fazendários e de saúde como o Sistema Único de Saúde, por exemplo;

 

(vi) O HOSPITAL DONA HELENA pode compartilhar dados pessoais em caso de requisição judicial ou administrativa mediante notificação à Titular;

 

(vii) Para garantir a manutenção de guarda de prontuário médico por período indeterminado;

 

(viii) Notificação compulsória em caso de suspeita de maus tratos de crianças, conforme artigo 13 do Estatuto da Criança e Adolescente;

 

(ix) Coleta de consentimento do paciente para realização de procedimento médico indicando os riscos inerentes ao referido procedimento, conforme art. 22 do Código de Ética Médica;

 

(x) Compartilhamento de dados com o Ministério da Saúde para formação do conjunto mínimo de dados, consoante artigo 47 da Lei nº 8.080/1990 e artigo 4º do Decreto 29/2017;

 

(xi) Notificação compulsória de doenças com o Sistema Único de Saúde, conforme Lei nº 6.259/1975.

 

COOKIES

Cookies são pequenos arquivos de texto enviados pelo SITE ao computador do usuário e que nele ficam armazenados, com informações relacionadas à navegação do SITE.

 

Por meio de cookies, pequenas quantidades de informação são armazenadas pelo navegador do usuário para que nosso servidor possa lê-las posteriormente. 

 

É importante ressaltar que nem todo cookie contém informações que permitem a identificação do usuário, sendo que determinados tipos de cookies podem ser empregados simplesmente para que o SITE seja carregado corretamente ou para que suas funcionalidades funcionem de modo esperado.

 

Os cookies do SITE são aqueles enviados ao computador ou dispositivo do usuário e administrador exclusivamente pelo SITE.

 

As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado. 

 

Os cookies recolhidos pelo HOSPITAL DONA HELENA fornecem somente estatísticas e não serão utilizados para propósitos diversos dos expressamente previstos nesta Política de Privacidade, sendo que somente serão compartilhados com eventuais parceiros do SITE, buscando o aprimoramento dos produtos e serviços ofertados ao usuário.

 

Cookies de terceiros

 

Cookies de terceiros são cookies não definidos pelo HOSPITAL DONA HELENA, mas por terceiros que visam coletar informações dos Usuários que visitam o SITE, sobre o seu comportamento, dados de geolocalização e/ou marketing personalizado. 

 

Ao utilizar o SITE ou o formulário de cadastro, o Usuário poderá visualizar conteúdo de terceiros e ser direcionado para seus sites, que por sua vez também utilizam cookies e tecnologias semelhantes. Ainda que você tenha chegado ao SITE do terceiro através do nosso, não temos qualquer controle sobre quais os cookies ele utiliza e sobre como trata seus dados, sendo aconselhável a consulta à Política de Cookies dos terceiros. 

 

Como gerenciar os Cookies

 

Por meio de seu navegador os Titulares também podem desativar muitos dos cookies utilizados no SITE. Para tanto, basta seguir as instruções gerais localizadas em cada um dos navegadores. 

 

Além disso, ao acessar a PLATAFORMA os Titulares terão a opção de personalizar suas preferências de cookies. Aqui além de personalizar os cookies, os Titulares registrarão o consentimento com este Política e sempre que ela for alterada, a ciência será novamente coletara para assegurar que Titulares se mantenham atualizados e de acordo com as alterações realizadas.

 

É importante esclarecer que podem ser administrados os cookies de geolocalização, marketing, desempenho, etc., porém não é possível desativar os cookies essenciais e bloquear cookies em Sites de terceiros vinculados a partir do nosso SITE.

 

Direitos dos Titulares de Dados Pessoais

 

Por meio do e-mail privacidade@donahelena.com.br o Titular de dados pessoais poderá solicitar:

 

(i) confirmação da existência de tratamento;

 

(ii) acesso aos dados;

 

(iii) correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

 

(iv) anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;

 

(v) portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os segredos comercial e industrial;

 

(vi) eliminação dos dados pessoais tratados com seu consentimento;

 

(vii) informação das entidades públicas e privadas com as quais o HOSPITAL DONA HELENA realizou uso compartilhado de dados;

 

(viii) revogação do consentimento;

 

(ix) solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.

 

Atenderemos sua solicitação no prazo legal. No entanto, se houver fundamento legal, algumas solicitações poderão ser atendidas parcialmente ou mesmo negadas, caso em que prestaremos os esclarecimentos e justificativas necessárias. 

 

ARMAZENAMENTO DOS DADOS PESSOAIS DO USUÁRIO

Manteremos os dados pessoais da TITULAR e de terceiros por ela inseridos enquanto seu usuário em nossas plataformas estiver ativo ou enquanto for necessário para conclusão das transações por ela realizadas;

Inativada conta, os dados serão mantidos pelo HOSPITAL DONA HELENA, para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como para exercer ou resguardar direitos do próprio hospital e seu corpo médico, bem como do direito de acesso do paciente aos seus próprios dados. 

Quanto ao pedido de exclusão, mesmo que ocorra algum pedido, o HOSPITAL DONA HELENA poderá manter o armazenamento dos dados por determinação de autoridades públicas, por força legal, regulatória ou ao menos de forma anonimizada, isto é, sem qualquer identificação pessoal do Usuário ou da Titular, para os fins previstos nesta Política de Privacidade;

 

CUIDADOS QUE A TITULAR DEVE TER 

 

É recomendado que a Titular:

 

(i) Mantenha o sigilo de todas suas credenciais (logins e senhas), nunca os compartilhando com terceiros;

 

(ii) Não forneça informações como senhas bancárias ou financeiras por e-mail ou WhatsApp ou outro meio de comunicação;

 

(iii) Comunique o HOSPITAL DONA HELENA sobre toda e qualquer suspeita ou constatação de violação do Termo de Uso ou Política de Privacidade, tais como acessos não autorizados a sua conta, compras suspeitas, etc.;

 

(iv) Consulte o HOSPITAL DONA HELENA sempre que receber informações ou comunicados sobre promoções, campanhas e pesquisas recebidas por e-mail, para verificação de sua veracidade;

 

(v) Forneça ao HOSPITAL informações verídicas e completas e sempre as manter atualizadas;

 

(vi) Caso deseje exercer qualquer direito em relação a seus dados pessoais, contate o HOSPITAL por meio dos canais de contato;

 

(vii) Adote medidas de segurança cibernética em dispositivos móveis e computadores empregados na utilização do SITE, tais como a atualização de antivírus, firewalls, senhas;

 

(viii) Abstenha-se de utilizar o SITE para qualquer tratamento ilegal ou desautorizado de dados pessoais de terceiros, ficando o HOSPITAL DONA HELENA isenta de qualquer responsabilidade advinda de danos gerados a terceiros pela TITULAR, sem prejuízo do HOSPITAL poder obter a reparação por eventuais danos morais e materiais causados contra si por atos ilegais;

 

(ix) Não pague boletos supostamente enviados pelo HOSPITAL DONA HELENA sem antes se certificar da autenticidade do documento, conferindo o valor, o código de barras, a instituição financeira e o beneficiário.

 

DO DIREITO APLICÁVEL E DO FORO

 

Para a solução de controvérsias decorrentes do presente instrumento, será aplicado integralmente o Direito brasileiro.

Os eventuais litígios deverão ser apresentados no foro da Comarca de Joinville-SC. 

 

CANAIS DE ATENDIMENTO

O HOSPITAL DONA HELENA poderá ser contatado pela TITULAR por meio dos seguintes canais de comunicação:

(i) DPO Marco Aurélio Avellar;

(ii) Telefone 47 3451.3333;

(iii) E-mail privacidade@donahelena.com.br;
(iv) Setor Juridico.

DAS ATUALIZAÇÕES

 

A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 31/03/2021.

O HOSPITAL DONA HELENA reserva-se o direito de modificar, a qualquer momento o SITE as presentes normas, especialmente para adaptá-las às evoluções do SITE, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daqueles já existentes. No caso de alteração dessa Política, o Usuário será expressamente comunicado.

 

Ao se cadastrar via agendamento online ou qualquer dos serviços indicados no SITE, a parte Titular estará efetivamente indicando a sua concordância com a Política de Privacidade. Logo, sugerimos que a Titular leia com atenção esse documento, bem como as suas eventuais atualizações, antes de tomar a decisão de usar ou prosseguir com o uso do SITE.

 

HOSPITAL DONA HELENA

Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp
image chatbot

Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e oferecer conteúdo personalizado. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.