Logo Hospital Dona Helena

Todos os dias, com atenção constante

Pierry Otaviano Barbosa, 48 anos, é intensivista e clínico geral do Dona Helena. Ele atua na UTI, atendendo pacientes com Covid-19. Sua esposa, Josiane, também é médica e da linha de frente. Ele sente a sobrecarga do um ano de pandemia, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida familiar. “Permanecemos com menos tempo livre, as visitas e encontros com familiares ficaram muito raras, com mais comunicação por videochamadas mesmo, e eventos sociais zero, até cancelamos as férias”, relata.

No hospital, observou uma mudança considerável, com aumento da carga horária e de pacientes graves, que demandam atenção constante, muitos deles da área da saúde — o que acabou gerando um estresse na equipe, devido ao cansaço físico e mental. “Como faço rotinas nas UTIs e visitas com residentes e doutorandos, houve um aumento expressivo de casos diários para discutir, chegando muitas vezes a ver e discutir condutas em mais de 40 pacientes por dia”, aponta o médico.

Pierry menciona o grande número de novas informações e tratamentos, muitos sem comprovação, que por vezes geram boatos em redes sociais. “É um desafio esclarecer as informações com familiares e colegas que não são da área”, desabafa. A vacina foi um alívio. “Diminuiu um pouco o estresse, antes havia apreensão constante de que, se eu pegasse a Covid-19, teria uma forma mais grave, pois tenho asma”, revela. “Agora estou mais tranquilo em relação a isso, mas continuamos mantendo todos os cuidados de isolamento necessários.”

Com o aumento da imunização, a expectativa é por uma queda nos números de casos mas, para Pierry, o sentimento ainda é de preocupação: “A UTI permanece cheia, há internações constantes no setor, com pedidos de vagas frequentes. Temos pacientes mais jovens e em casos muito graves, mesmo sem terem doenças prévias, e um número elevado de óbito”, finaliza.


Tags

    Compartilhar



    Pierry

    Intensivista e clínico geral do Dona Helena


    Comentários
    Gizele

    Parabéns doutor por seu profissionalismo e dedicação.

    Maio 12, 2021 - 13h32min Responder
    Escreve o seu comentário:

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *