Notícias

Enfermeira do Hospital Dona Helena recebe título como especialista em paliativismo

5 de fevereiro de 2019

Coordenadora da Unidade de Internação Adulta e do Ambulatório de Oncologia do Hospital Dona Helena, a enfermeira Francine Ludka concluiu o Curso de Oncologia e Cuidados Paliativos, pela Universidade Positivo, do Paraná. A formação, viabilizada pelo hospital, fortalece a Equipe de Cuidados Paliativos do HDH, que vem sendo estruturada desde 2012. De caráter multidisciplinar, o time conta ainda com médica, farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, psicóloga e assistente espiritual, além do apoio de todos os profissionais da instituição.

Segundo a psicóloga Maria José Varela Ferrari, que coordena o Programa de Humanização do Hospital Dona Helena, o serviço deixou de ser apenas consultivo e educativo. “Nosso desafio é formar uma equipe cada vez mais especializada para oferecer um atendimento de excelência e tornar os cuidados paliativos uma prática junto aos pacientes que se encontram em situação de limitação terapêutica”, explica.

A temática passou a fazer parte da pauta do Pró-Humano a partir da institucionalização do Comitê de Bioética e, em 2011, a o hospital passou a construir uma forma de atuação na área. “Os cuidados paliativos estão extremamente afinados com a política e missão do HDH”, ressalta Maria José.

Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp