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Portal da NSC destaca modelo de visitas virtuais do HDH

22 de maio de 2020

Com o isolamento social e a necessidade de prevenção por causa da pandemia do coronavírus, um hospital de Joinville decidiu realizar visitas aos pacientes de forma virtual por meio de videochamadas. Os pacientes internados na UTI, em isolamento, em condições de usar o aparelho pessoal podem manter contato com os parentes.

O Hospital Dona Helena decidiu realizar as visitas virtuais com o objetivo de proporcionar segurança e promover a saúde de pacientes e familiares. As medidas foram feitas por conta da restrição de visitas, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas circulando dentro do hospital, uma ação de precaução para evitar a disseminação da Covid-19.

As videochamadas são realizadas com apoio do setor de psicologia para os pacientes em UTI aberta, sem isolamento e que não são diagnosticados com coronavírus. Segundo o hospital, nesse caso não é necessário o uso de máscaras, diferentemente do protocolo usado para pacientes internados com Covid-19. A ideia central da iniciativa está na humanização do cuidado.

– Nem todo paciente está em condições de manter-se conectado com sua família e os efeitos do isolamento podem influenciar sua condição emocional e, consequentemente, sua recuperação física. Cabe a nós mitigar estes efeitos – enfatiza Maria José Varela, psicóloga clínica e coordenadora do programa de humanização do hospital.

As visitas virtuais são voltadas para todos os pacientes que se encaixam no perfil, independentemente de sua patologia.

– Entendemos que a população em geral está com o olhar voltado para os efeitos da pandemia do novo coronavírus, porém não podemos esquecer que outras condições de saúde trazem os pacientes para o hospital e a eles estão impostas as mesmas regras de proteção e isolamento social – pontua.

O contato é feito pelo setor de psicologia da instituição, junto ao paciente, no leito. O tempo de duração das ligações está sendo estipulado pelo próprio paciente. As ligações são realizadas pelo menos a cada dois dias. O recurso é utilizado com orientações específicas que resguardam a privacidade de pacientes e equipe.

Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp