Notícias

Portal OCP News destaca serviço de aconselhamento genético do setor de oncologia

21 de julho de 2020

Com foco no cuidado integral e multidisciplinar, o Serviço de Oncologia do Hospital Dona Helena, de Joinville, tem profissionais altamente especializados e preparados para oferecer um tratamento completo, humanizado e personalizado, aliado à excelência técnica e científica.

O modelo adotado segue o padrão dos maiores centros de referência do mundo.

O Serviço de Oncologia do Dona Helena conta com especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica e cirurgia de cabeça e pescoço, além de profissionais aptos a realizar aconselhamento genético.[

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), em estudo publicado em 2020, mostrou que 7,6 milhões de pessoas morrem anualmente, no mundo, em decorrência da doença. Estima-se que 1,5 milhão destas mortes poderiam ser evitadas a cada ano.

A oncogenética, um dos temas em voga na área, é uma ciência que estuda os aspectos moleculares, celulares, clínicos e terapêuticos de síndromes de predisposição ao câncer.

“O objetivo principal é identificar portadores de defeitos genéticos que aumentariam as chances do indivíduo desenvolver câncer e, então, atuar de forma preventiva para reduzir o risco, por meio de exames de rastreamento, cirurgias preventivas e/ou terapias”, detalha Lucas Sant’Ana, médico oncologista do corpo clínico do Dona Helena.

Lucas realiza o Intensive Course in Cancer Risk Assessment no City of Hope Comprehensive Cancer Center, localizado na Califórnia, Estados Unidos, um centro oncológico reconhecido internacionalmente pelo combate ao câncer, que conta com área especializada em oncogenética.

No Dona Helena, o profissional já realiza o serviço de oncogenética integrado ao ambulatório de oncologia.

“Nesta consulta, definimos quais indivíduos necessitam de exames genéticos, solicitamos e interpretamos esses exames e, quando necessário, encaminhamos para realização de terapias ou cirurgias”, explica.

Atendimento multidisciplinar

O Serviço de Oncologia do Dona Helena oferece um trabalho integrado com os ambulatórios de cuidados paliativos e de cardio-oncologia, além de contar com uma equipe de psicologia e nutrição para avaliação ambulatorial dos pacientes oncológicos.

Os serviços dialogam com outras áreas médicas, como fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, enfermagem e assistência social.

Os pacientes dispõem de um completo centro hospitalar, composto por centro cirúrgico, leitos para internações centro de infusão de quimioterapia e imunoterapia, além de tratamento com hormonioterapia.

A mesma equipe médica e multidisciplinar acompanha o paciente no ambulatório e em caso de internação – este fluxo de atendimento reforça o vínculo entre paciente e equipe, garantindo uma continuidade para o tratamento.

Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp