O que é gastrite?

600 x 400px (3)

Gastrite é uma inflamação no revestimento do estômago. Algumas pessoas têm gastrite de aparecimento rápido e curta duração. Outras que duram meses ou anos. Vários fatores podem causar a doença como: infecção no estômago pela bactéria “Helicobacter Pylori”, uso de remédios anti-inflamatórios não esteroides (aspirina, ibuprofen, naproxen etc.), ingestão de bebidas alcoólicas, patologias nas quais o próprio sistema de defesa ataca o revestimento interno do estômago e durante doenças muito sérias, com risco de vida.

Sintomas da gastrite

As gastrites causam poucos sintomas. Quando eles aparecem, se originam de outras condições, que vêm junto da gastrite, como úlceras (duodenais e gástricas). Nesses casos, surgem dor na parte superior do abdome, sensação de “empachamento”, náuseas, vômitos com ou sem sangue, perda de apetite, evacuações escurecidas e cansaço fácil (anemia).

Diagnóstico

O diagnóstico envolve alguns testes solicitados após o médico fazer o exame físico e algumas perguntas. Na endoscopia digestiva alta, um aparelho dá a visualização direta do revestimento interno do estômago. Durante o exame, podem ser retirados pequenos fragmentos do revestimento para realização de biópsias. Esse material é visto num microscópio, por outro médico. Outros testes são utilizados para descobrir a infecção pelo “Helicobacter Pylori”: testes sanguíneos, respiratórios ou fecais.

A presença de úlceras gástricas, metaplasia intestinal e pólipos adenomatosos está associada com um aumento no risco do câncer gástrico. A infecção pelo “Helicobacter Pylori”, principalmente certos genótipos, é um importante fator de risco. Fatores dietéticos  (compostos nitrosos vindos da dieta, do fumo de tabaco, dieta rica em sal e pobre em vegetais) e fatores relacionados ao estilo de vida – tabagismo e consumo de álcool – também aumentam o risco de câncer gástrico.

Prevenção

Procure ter uma vida saudável, alegre, com dieta balanceada e atividade física adequada, sem excessos ou extravagâncias. Esse é o segredo para uma vida saudável. Em caso de dúvidas, procure o seu médico, que ele saberá orientá-lo.


Paulo Mafra (CRM 6205), gastroenterologista, integrante do corpo clínico do Hospital Dona Helena

Tem alguma dúvida sobre a gastrite ou teve a doença e quer compartilhar a experiência do seu tratamento? Deixe o seu comentário.



2 respostas para “O que é gastrite?”

  1. Santina Aquino disse:

    Em Maio , cai e quebrei o punho esquerdo e o
    Ombro submeti em duas cirurgias para por placas de titânio, depois dessas cirurgias comecei a ter sintomas q nunca tinha tido antes , queima no peito , estômago ruim , ânsia de vomito muitoal estar . Pergunto será q adquiri gastrite ??? Fico muito preocupada! Grata .

    • Hospital Dona Helena disse:

      Olá, Santina!
      O uso de remédios anti-inflamatórios, que são comuns no pós-cirúrgico, podem causar gastrite, mas é importante consultar um gastroenterologista para que possa fazer o diagnóstico. Desejamos melhoras, sra. Santina!

Deixe uma resposta

Certificações
  • Certificado NBR ISO 9001
  • Joint Comission International Quality Approval
Afiliações
  • Anahp
image chatbot

Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e oferecer conteúdo personalizado. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.