image chatbot

Credenciamento de Doulas

O papel da doula é fornecer informação, suporte físico e emocional às gestantes e acompanhantes durante o trabalho de parto.

A doula oferece conforto e auxílio para as atividades de respiração, relaxamento e movimentação da gestante. Também proporciona assistência às famílias, para que tenham acesso às informações necessárias sobre a evolução do trabalho de parto.

Não realiza funções clínicas, como exames de toque vaginal e monitorização de batimentos cardíacos. Também não toma decisões pelas suas clientes e não dá conselhos técnicos.

As doulas se especializam em cuidados não-médicos e de enfermagem por meio de uma certificação ocupacional.

Para você exercer sua função dentro do Hospital Dona Helena, deverá se cadastrar previamente e passar por uma integração presencial na instituição, com uma enfermeira do Centro Obstétrico e a Segurança do Trabalho. Essa integração será agendada no momento em que se confirmar o recebimento de todos os documentos obrigatórios.

A atividade será realizada na primeira quinzena de cada mês. O envio dos documentos e a solicitação de cadastro deverão ser feitos pelo e-mail secretaria.medica@donahelena.com.br com o assunto ‘Cadastro de Doula”. A integração será realizada no 5º andar do Centro Clínico Dona Helena.

Documentos obrigatórios:

  • Cópia documento oficial com foto
  • Cópia CPF e RG
  • Contato telefônico e e-mail
  • Certificado do curso de doula contendo carga horária e cronograma

Compreendendo o protocolo de segurança do paciente, acesse os links abaixo para o preenchimento dos termos.

Importante (1): Os termos deverão ser trazidos no dia em que a gestante for internada, para arquivar no prontuário da paciente.

Importante (2): Enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, o documento “Termo de Responsabilidade e Ciência dos Riscos Associados ao ingresso na Instituição Hospitalar durante a Emergência de Saúde Pública Decorrente da Epidemia de Coronavírus (COVID-19)” deve ser entregue juntamente com o “Termo de Autorização, consentimento e responsabilidade de assistência emocional e psicológica ao parto”.

Baixar o Termo de Autorização

Baixar Termo de Responsabilidade

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379