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Procedimentos para alta e transferência

Transferência interna

Sempre que for necessária a transferência do paciente para outra unidade ou setor, ele deverá liberar o apartamento ou leito ocupado imediatamente, junto ao acompanhante, levando consigo todos os pertences.

Nos casos de retorno do paciente para uma unidade onde já esteve, o leito ou apartamento disponibilizado não será necessariamente o mesmo ocupado anteriormente.

Transferência externa

A transferência externa será realizada por desejo do próprio paciente ou de seus familiares, e somente ocorrerá mediante liberação médica e contato com o hospital de destino, que deverá informar que está de acordo com a transferência e apresentar o nome do médico que receberá o paciente. A família do paciente é responsável pela reserva do leito no outro hospital, bem como pelo transporte do paciente, com ou sem autorização do convênio de saúde.

A transferência para outro hospital também poderá ocorrer caso haja a necessidade de atendimento ou procedimento específico que o Hospital Dona Helena não disponha no momento. Nesse caso, a responsabilidade do encaminhamento e transporte do paciente é do Dona Helena.

O procedimento da transferência é registrado em prontuário, mencionando a concordância dos familiares e a ciência deles sobre riscos, quando for o caso.

Alta hospitalar e pagamento

  • A alta hospitalar é de responsabilidade exclusiva do médico assistente do paciente.
  • A diária hospitalar compreende o período entre as 12h do dia de chegada e as 12h do dia seguinte, e inclui o uso dos aposentos e as refeições do paciente.
  • Outras despesas serão cobradas à parte, inclusive as feitas por acompanhantes, além de eventuais serviços especializados – fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional – que não sejam cobertos pelo plano de saúde.
  • Sempre que ocorrer reajuste de preços, o Hospital reserva-se o direito de repassar as atualizações à sua tabela, com base na data dos aumentos.
  • Na alta, o paciente é acompanhado pela enfermagem, que recebe uma etiqueta contendo o dado nominal do paciente, devendo ser apresentada no guichê Alta Hospitalar da Recepção da Internação para liberação. Nesse momento, também, os objetos pessoais registrados na internação serão checados e liberados, bem como despesas com telefone.
  • No caso de pacientes particulares, estes ou seu representante legal deverão apresentar-se à Tesouraria (na Recepção da Internação) para o pagamento da conta. As contas particulares são fechadas no prazo de uma hora.
  • Para as altas que acontecem à noite e aos fins de semana, a Tesouraria do Hospital providencia o contato no dia seguinte ou na segunda-feira para os devidos acertos.

Alta contra indicação médica

Os pacientes ou seu responsável legal têm o direito de solicitar a alta contra indicação médica, devendo, para isso, solicitar o formulário específico ao Enfermeiro Coordenador da Unidade ou ao Enfermeiro Supervisor, responsabilizando-se pelas circunstâncias adversas que possam acontecer.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379