image chatbot

Blog
Dona Helena

Programa de Trainee do Hospital Dona Helena é reestruturado: mais oportunidades de formação e crescimento aos profissionais

Reformulado neste ano, pelo desafio de priorizar os profissionais internos que têm formação em Enfermagem, mas nunca exerceram a profissão, o Programa de Trainee do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), realiza uma pré-seleção semestral, na intenção de preencher os novos postos de trabalho.

A gerente de Enfermagem Patricia Grabowske Correa explica que essa iniciativa assume importância maior no mercado de trabalho dos profissionais da saúde, já que beneficia a formação – passando, também, por todas as etapas do processo de integração de novos funcionários. “Se, no mercado formal, são exigidos ao menos seis meses de experiência, no nosso programa, anunciamos a vaga primeiro internamente – e disponibilizamos um processo de seleção, em parceria com o setor de Recursos Humanos”, reforça.

A área de Recursos Humanos é que faz uma primeira análise do prontuário do candidato, considerando pontos como absenteísmo e performance de desempenho. Somente com a aprovação nesses critérios, considerados básicos, o candidato passa à etapa seguinte que é a anuência do gestor da área de seu interesse.

É o momento, então, de o profissional enfrentar uma terceira etapa da pré-seleção, que é a prova técnica específica – e que tem a notas de corte 6. Aprovado nessa fase, o candidato passa, então, à última e decisiva etapa, que é a entrevista com os gestores de RH e de Enfermagem. “Neste ano, tivemos um bom número de habilitados e a aprovação foi em torno de 50%”, explica a enfermeira coordenadora.

Por semestre – e, sobretudo, consideradas as necessidades de cada setor –, a instituição habilita cinco trainees à função de enfermeiro assistencial, após vencidas todas as etapas dessa pré-seleção, que inclui participar do Programa de Integração de Enfermagem e o Programa de Educação Continuada, que prevê pelo menos 15 dias de aulas abordando temas diversos da profissão.

Uma penúltima etapa, que dura em torno de seis meses, prevê uma espécie de job rotation – período em que ele vai atuar, alternadamente, em vários blocos, do bloco cirúrgico à maternidade, da emergência ao ambulatório clínico, por exemplo, iniciativa que visa proporcionar um conhecimento básico das várias áreas assistenciais em que poderá atuar.

Nesse período, o candidato é orientado a observar com atenção redobrada tudo que acontece à sua volta – para reunir subsídios que o permitam sugerir ações de melhoria para o setor ou atividade em que ele identifique essa possibilidade.

“Em todas as fases do programa, ele estará sendo constantemente avaliado pelos gestores – e todas as observações dessa jornada são consideradas na etapa final”, explica a enfermeira Patricia. A conclusão do programa é marcada por uma solenidade interna de formatura – e isso o credencia, então, a participar, formalmente, dos processos seletivos para novos cargos.

Assessoria de imprensa do Hospital Dona Helena. Mercado de Comunicação. Jornalista Ana Ribas Diefenthaeler. WhatsApp (47) 98403-2745

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379