image chatbot

Blog
Dona Helena

Capacitação e desenvolvimento de profissionais influenciam na avaliação dos hospitais

Publicado no site Saúde da Saúde, uma iniciativa da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp); para acessar o original

A segurança e satisfação que o paciente sente ao ser atendido em um serviço médico privado passam diretamente pela qualidade dos profissionais que realizam o cuidado. É o que aponta a pesquisa “A saúde que os brasileiros querem”, realizada pelo PoderData a pedido da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). De acordo com o estudo, 4 a cada 10 usuários (43%) apontaram esse atributo como o mais importante.

O resultado reflete no esforço dos hospitais privados, que têm investido no aprimoramento do quadro de funcionários para manter o alto o nível de seus recursos humanos. No Hospital Dona Helena (SC), por exemplo, o programa “Educação Continuada” atende a demandas de aperfeiçoamento em diversas áreas e níveis hierárquicos, com destaque para o Trainee de Enfermagem.

“É um programa que tem como referência a capacitação, o treinamento e, sobretudo, o aperfeiçoamento dos funcionários – tendo em vista que, na faculdade, há uma vocação natural para a parte conceitual. Já o hospital, através do programa trainee, proporciona a possibilidade de a pessoa ser preparada na prática”, explica José Tadeu Chechi, diretor-geral do Dona Helena.

“Além disso, entendemos que investir no desenvolvimento da nossa mão de obra agrega valor ao hospital, traz fidelização por parte desses profissionais e, ao mesmo tempo, proporciona que esses funcionários possam ocupar posições de liderança dentro da instituição”, acrescenta Chechi.

A enfermeira Danielle Cristini de Souza é um exemplo de evolução de carreira no Dona Helena. Após cinco anos cursando Enfermagem, Danielle se formou e começou, em abril, o programa de Trainee. “Percebo o quanto cresci, não só profissionalmente, mas também como pessoa. Hoje sou responsável e segura em todos os aspectos da minha vida”, afirma sobre a experiência. “O hospital ofereceu essa chance e, aos poucos, fui aprendendo e evoluindo.”’

O Dona Helena dispõe também de uma profissional contratada exclusivamente para o treinamento dos médicos, responsável por acompanhá-los desde o momento da integração, passando pelo processo de educação, com rotinas e protocolos ao longo da jornada.

Além disso, o hospital possui uma plataforma interna de treinamentos para todos os colaboradores.

Como foi feita a pesquisa 

A pesquisa “O que pensam os brasileiros sobre a saúde no Brasil?” foi realizada entre os dias 1º e 8 de abril de 2022 pelo PoderData a pedido da Anahp. Foram entrevistadas 3.056 pessoas acima de 16 anos em 388 municípios nas 27 unidades da Federação – sendo que 83% são usuários do SUS, e 17%, da saúde suplementar, mesmos percentuais do universo pesquisado. Depois do atributo “qualidade dos profissionais” ficou, em segundo lugar, a avaliação da estrutura física das instituições de saúde, porém com menos da metade das menções (21%).

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Os entrevistados também responderam questões sobre a qualidade da Saúde no Brasil e o que deve ser prioridade na área para os próximos governantes. O resultado da pesquisa será encaminhado pela Anahp aos candidatos a cargos políticos nas eleições deste ano. Confira esses e outros resultados aqui.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379