image chatbot

Blog
Dona Helena

Cuidados no fim da vida

Hospital Dona Helena promove evento para discutir o processo de humanização do atendimento

No dia 29 de novembro, Dia Nacional da Humanização, o Hospital Dona Helena promove o 1º Colóquio de Humanização. O evento tem como objetivo discutir os aspectos do cuidado paliativo dentro das instituições de saúde. “A comunicação com paciente e entre os profissionais, quando não realizada de maneira clara e transparente, pode gerar dificuldades e desgaste. Diante deste cenário, entendemos a importância de formar uma equipe de trabalho em cuidados paliativos que atue de forma interdisciplinar”, explica Maria José Varela, psicóloga coordenadora do Programa de Humanização do HDH.

De acordo com ela, abordar o tema é essencial para a qualidade do atendimento aos pacientes e para a adequada gestão dos recursos em saúde: “Muitas organizações vêm seus investimentos dissipados em tratamentos ou procedimentos extremamente tecnológicos que, além de implicar alto grau de sofrimento ao paciente e familiares, em nada alteram o curso iminente da doença. A morte faz parte da vida. Precisamos refletir sobre isso e entender qual o nosso papel: vencer a morte a qualquer custo ou oferecer o melhor cuidado para que ela chegue no tempo certo e com o menor sofrimento possível?”.

Para Maria José, entender os cuidados paliativos, tanto para os profissionais quanto para os leigos, é o primeiro passo para findar a ideia de que estes são oferecidos apenas quando não há mais alternativas. “Essa é uma interpretação completamente errônea, implicada por nós mesmo, profissionais da saúde, quando abordamos o tema sem ter o devido conhecimento”, avalia.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379