O Hospital Dona Helena realizou, no dia 19 de agosto, a segunda edição do Programa Entre&laços. A iniciativa é voltada à promoção da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade e a humanização no cuidado à saúde.
Pessoas com deficiência interessadas em fazer parte dessa ação, estiveram no hospital para participar da seletiva para as dez vagas oferecidas.
Uma equipe do departamento de Recursos Humanos deu suporte para os interessados. Depois dessa fase, os inscritos irão passar por uma avaliação técnica, que vai demandar laudos médicos.
A partir disso, serão selecionados dez nomes que irão iniciar o processo de capacitação para as vagas.
O Entre&laços funciona em ciclos de seis meses, durante os quais os classificados passam por formação teórico-prática, acompanhamento de equipes de Recursos Humanos, lideranças e do Comitê de Inclusão do hospital.
Ao longo do ciclo, há etapas que envolvem desde a formação de uma rede de apoio até a análise de oportunidades de trabalho, seleção, contratação, qualificação e avaliação dos participantes.
“Esse programa foi muito bem pensado em incluir as pessoas que enfrentam dificuldades no acesso ao emprego no mercado. É um formato apoiado, que abre oportunidades. O Entre&laços não tem limite de idade e atua no desenvolvimento e na formação dessas pessoas para fazer parte do nosso quadro efetivo”, ressalta Aline Cristine Nascimento, coordenadora do programa de inclusão.
Os princípios dessa ação incluem o foco nas habilidades e potencialidades das pessoas com deficiência, respeito às suas condições e interesses, promoção de igualdade de oportunidades por meio da acessibilidade e da equidade, além de estímulo ao protagonismo desses profissionais e a construção de relações inclusivas através do diálogo e do apoio mútuo.
No ano passado, 40 pessoas participaram das inscrições. Uma das selecionadas foi
Jéssica Fernandes Dinkoski. Há um ano ela atua como auxiliar de cozinha. “Eu consegui melhorar muito o meu desempenho neste trabalho. Meu desenvolvimento está mais rápido e agora consigo fazer muito mais coisas que antes eu tinha mais dificuldades ou não conseguia fazer’, comenta a colaboradora.
Outra beneficiada por essa iniciativa é Rafaela Rossi Teodoro. Formada em Recursos Humanos, essa cadeirante tinha dificuldades de colocação no mercado de trabalho, até ser selecionada pelo Entre&laços. “O Dona Helena me deu essa oportunidade e estou muito feliz aqui”, comemora.