image chatbot

Blog
Dona Helena

Hospital Dona Helena comemora 100 anos lançando livro fotográfico e selo dos Correios

Em novembro, o Hospital Dona Helena celebra 100 anos de fundação. Para marcar a data, receberá imprensa e convidados na quinta-feira, 10, às 9 horas, para cerimônia comemorativa. Durante o evento, que ocorre no quinto andar do Centro Clínico, será lançado o livro fotográfico que remonta os principais momentos do centenário, com sessão de autógrafos dos diretores da instituição.

A cerimônia ainda contará com o lançamento dos selos e carimbos personalizados dos 100 anos, produzidos em parceria com o Correios. “Nosso objetivo é comemorar com a comunidade catarinense o resultado desta história de sucesso que, há um século, marcou a vida de tantos cidadãos”, afirma Gizele Leivas, coordenadora de Comunicação e Marketing do Hospital Dona Helena.

Depois da cerimônia, os diretores do hospital estarão disponíveis para entrevistas para falar sobre os avanços e os planos para o futuro. Os jornalistas também poderão visitar as instalações do Dona Helena.

Outras ações do centenário

Durante o mês de novembro, passageiros que chegarem ao aeroporto de Joinville serão recebidos com mensagens personalizadas do Hospital Dona Helena. Na esteira de bagagens, uma lembrança esperará cada um dos que passarem pelo local para pegarem suas malas. Eles serão presentados com uma caneca comemorativa.

Já os funcionários, serão recebidos no sábado, 12 de novembro, na Yelo Stage, para uma grande festa em que comemorarão o centenário da instituição junto de seus familiares.

Sobre o Hospital Dona Helena

O Hospital Dona Helena foi fundado em 12 de novembro de 1916. Em 2008, a instituição iniciou um processo de expansão com a construção do Centro Clínico, prédio de 11 andares com 26 mil metros quadrados. Antes, o hospital contabilizava uma área construída de aproximadamente 15 mil metros quadrados, que somada ao novo empreendimento chega a 41 mil metros quadrados.

Atualmente, no Centro Clínico estão o Serviço de Neurologia, o Centro de Diagnóstico Ortopédico, o Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher, o Serviço de Oncologia, o Ambulatório de Especialidades Médicas, o Centro de Infusão, o Serviço de Endoscopia, o Ambulatório de Estomatologia, o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), o Centro de Diagnóstico Cardiovascular, além do auditório e das áreas administrativas, como presidência, direção, e tecnologia da informação. No prédio, o oitavo andar é um setor de internação, contando com 37 leitos.

Os demais andares foram projetados para ocupação de clínicas especializadas para atender a necessidade da comunidade e região e ser referência em excelência de atendimento. Existe também no prédio o estacionamento para clientes e comunidade em geral, que conta com 210 vagas para veículos, com seguro, câmeras de segurança e vigilantes.

Casos de destaque

O Hospital Dona Helena foi e ainda é pioneiro em diversas áreas da medicina. Com um Centro Cirúrgico moderno e atualizado, tem recebido procedimentos delicados que culminaram em resultados positivos para muitos pacientes.

Em 2012, um menino que nasceu surdo foi submetido a um procedimento inédito para ouvir. A cirurgia, realizada pelo neurocirurgião Andrei Koerbel, instalou um implante auditivo de tronco encefálico. Foram colocados eletrodos para estimulação elétrica do som no núcleo coclear e um receptor por baixo da pele da cabeça.

Na instituição, também ocorreu, pela primeira vez em Joinville, a separação de gêmeos xifópagos, em 2001. Comandado pelo médico Percy Ribera, o procedimento levou seis horas. O caso é considerado raro e atinge um a cada dois milhões de gêmeos no planeta.

Programa de Humanização

Em 1996, foi criado o Programa de Humanização (Pró-Humano), com o intuito de desenvolver a humanização tanto entre os pacientes quanto entre os funcionários. A partir dele, são mantidos o Coral Maria Carola Keller e o Grupo de Teatro “20V”, ambos contando com funcionários do HDH. Além disso, mantém a Capelania Hospitalar, com suporte espiritual para todos que atuam ou se internam no hospital. Os Agentes Solidários, outro grupo de voluntários, visita os quartos levando palavras de confortos a pacientes e familiares.

Para contribuir com o conforto dos pacientes, o Dona Helena construiu um Solário, um espaço ao ar livre, em que é possível que pacientes com autorização possam aproveitar o meio ambiente. No espaço, sempre que possível, são realizadas sessões de fisioterapia e terapia ocupacional. Na internação pediátrica, voluntárias atuam na pedagogia hospitalar, acompanhando crianças que permanecem por tempo estendido na instituição para que não se atrasem nas atividades escolares.

Números

Leitos

UTI 18

UTI Neonatal 6

Berçário Médio Risco     6

Apartamentos  31

Suíte 12

Enfermaria 116

Total 189

Funcionários: mais de 1.000

Médicos: 722 (corpo clínico aberto)

Atendimentos e procedimentos (relativos ao ano de 2015)

Atendimentos na Emergência: 218.130 (Emergências Adulta, Ortopédica, Pediátrica e Obstétrica)

Internações: 13.024

Nascimentos: 2.555

Cirurgias: 11.799 (Centro Cirúrgico Ambulatorial, Centro Cirúrgico e Hemodinâmica)

Assessoria de Imprensa Hospital Dona Helena. Jornalistas responsáveis: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS) e Letícia Caroline (reg.prof. 3542/SC). Tel. (47) 3025-5999.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379