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Dona Helena

Hospital Dona Helena conquista reacreditação internacional

Em Santa Catarina, instituição é a única com o selo

Nesta última semana de março, o Hospital Dona de Helena, de Joinville, Santa Catarina, conquistou a reacreditação internacional pela Joint Commission International (JCI). A entidade é uma das principais acreditadoras mundiais na área da saúde. Seus padrões avaliam a qualidade e a segurança dos serviços, concedendo qualidade de nível internacional às instituições acreditadas. No Brasil, 68 unidades de saúde possuem o selo, sendo que o Hospital Dona Helena é o único em Santa Catarina.

A busca pela acreditação internacional se iniciou em 2008, quando a equipe do Hospital Dona Helena optou pelos parâmetros da JCI. A partir daí, desdobrou-se uma série de ações para fortalecer a cultura de qualidade. “A identidade de conceitos e pressupostos preconizados pelo hospital e exigidos pela JCI, aliados à importância e ao desafio de perseguir sempre a excelência, foi uma das principais razões para a escolha da acreditação internacional”, afirma Carlos José Serapião, coordenador do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa (IDHEP). A conquista do selo veio em 2014.

Depois de três anos, é preciso passar por uma reavaliação. Qualidade e segurança do paciente, de seus familiares e dos funcionários, ao lado da prevenção de riscos e contínuo treinamento dos profissionais, foram os principais componentes mensurados. “A busca por certificações, como JCI e ISO, que validem internacionalmente nossos processos, é uma preocupação do Dona Helena, pois busca garantir atendimento de qualidade e segurança, mantendo a instituição competitiva no segmento de saúde, sendo comparada a outras de grandes centros do país”, ressalta o médico.

No processo, o Dona Helena conta com a parceria do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), entidade que representa com exclusividade a JCI no Brasil e auxilia as empresas com consultoria e treinamento sobre as exigências e metas da certificação. Além disso, foi criado o Comitê de Gestão de Qualidade (CGQ), responsável pela elaboração de atividades e produção de documentos, que subsidiaram a equipe na organização em busca do selo.

Sobre JCI

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, autoridades de saúde do mundo todo, em especial dos Estados Unidos, preocupam-se com a qualidade das instituições que atuam no sistema. Depois de um estudo realizado pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos, que resultou na criação do Comitê de Qualidade dos Cuidados em Saúde, e que demonstrou o número de mortes relacionadas com erros no sistema de atenção médico-hospitalar, foi criada a Joint Commission International (JCI). Nascida em 1998, a entidade tem como meta identificar, avaliar, mensurar, acompanhar e atualizar quase dois mil padrões.

Os critérios de avaliação, expostos no manual da JCI, são separados em 14 capítulos, incluindo as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, com um total de 1.222 elementos que são mensurados. São seis metas de segurança do paciente: identificar os pacientes corretamente; melhorar a comunicação efetiva; melhorar a segurança de medicamentos de alta vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde; e reduzir o risco de lesões ao paciente, decorrentes de quedas. A avaliação tem como base a média das instituições analisadas nos 24 meses anteriores.

Sobre o Hospital Dona Helena

O Hospital Dona Helena foi fundado em 1916, completando 100 anos em 2016. Em 2008, a instituição iniciou um processo de expansão com a construção do Centro Clínico, prédio de 11 andares com 26 mil metros quadrados. Antes, o hospital contabilizava uma área construída de aproximadamente 15 mil metros quadrados, que somada ao novo empreendimento chega a 41 mil metros quadrados.

Atualmente, no Centro Clínico estão o Serviço de Neurologia, o Centro de Diagnóstico Ortopédico, o Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher, o Serviço de Oncologia, o Ambulatório de Especialidades Médicas, o Centro de Infusão, o Serviço de Endoscopia, o Ambulatório de Estomatologia, o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), o Centro de Diagnóstico Cardiovascular, além do auditório e das áreas administrativas, como presidência, direção, e tecnologia da informação. No prédio, o oitavo andar é um setor de internação, contando com 37 leitos.

Os demais andares foram projetados para ocupação de clínicas especializadas para atender a necessidade da comunidade e região e ser referência em excelência de atendimento. Existe também no prédio o estacionamento para clientes e comunidade em geral, que conta com 210 vagas para veículos, com seguro, câmeras de segurança e vigilantes.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379