image chatbot

Blog
Dona Helena

Hospital Dona Helena oferece exame único na cidade

Uma nova opção de diagnóstico está sendo oferecida no Hospital Dona Helena. É a ecoendoscopia ou ultrassonografia endoscópica— procedimento minimamente invasivo, utilizado para avaliar com precisão diversos órgãos internos. O Serviço de Endoscopia (Sedit) do HDH é o único a oferecer o exame na cidade e conta com o médico Eduardo Aimoré Bonin, de Curitiba, que vem à cidade realizar os procedimentos.

No procedimento, um tubo flexível com ultrassom faz uma imagem, em alta resolução, das camadas do tubo digestivo e de outros órgãos como pâncreas, vesícula biliar, gânglios, etc. É semelhante à endoscopia digestiva, mas alcança mais lugares e permite outras funções. Recentemente, vem sendo empregada na realização de procedimentos cirúrgicos como derivações digestivas e drenagens de cistos pancreáticos, coleções e abscessos. “Ela permite realizar biópsias com imagem em tempo real, de qualquer tumor situado próximo ao tubo digestivo. O procedimento, portanto, é de grande utilidade para diagnóstico de câncer do aparelho digestivo e de doenças biliares e pancreáticas, incluindo cistos de pâncreas”, explica Eduardo.

Eduardo Aimoré Bonin é mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e defenderá a tese de doutorado em ciências cirúrgicas neste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em ecoendoscopia pela Aix-Marseille Université, da França. Atualmente, trabalha no Hospital Nossa Senhora das Graças e no Hospital das Clínicas da UFPR, no Paraná.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379