O Hospital Dona Helena fez parte do roteiro empresarial em Portugal para divulgação de empreendimentos na área da saúde.
O gerente de Inovação, Chande Turcatti, representou a instituição de Joinville nessa viagem de negócios, chamada de Europe Health Experience, organizada pelo Grupo Europa de Negócios. Essa visita técnica acontece entre 19 e 23 de maio.
Durante cinco dias, foram feitas apresentações para investidores, gestores, startups, acadêmicos, pesquisadores e empresários da área de inovação e tecnologia sobre o trabalho desenvolvido pelo Dona Helena na área da saúde suplementar.
No roteiro, Turcatti também visitou startups, universidades e projetos relacionados à área da saúde.
Segundo o gerente do Dona Helena, essa jornada permitiu comparar o ecossistema de inovação em saúde no Brasil e em Portugal.
“Uma das principais semelhanças entre os dois países é a crescente demanda por soluções inovadoras em saúde, impulsionada pelo envelhecimento da população e pela necessidade de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde. Tivemos a oportunidade de conhecer startups brasileiras que estão sendo internacionalizadas e estão conquistando espaço no mercado europeu. Além disso, identificamos oportunidades para captação de investimentos europeus para o nosso fundo de investimentos em inovação para saúde”, destacou Turcatti.
O Dona Helena abriga um grande complexo de atendimento em saúde que atendeu, em 2024,mais de 215 mil atendimentos. O hospital tem um programa de inovação, chamado InovaDona, voltado para estimular soluções para o setor de saúde;
A instituição tem mais mil médicos cadastrados e uma infraestrutura com 172 leitos operacionais, 34 leitos de UTI e um centro cirúrgico moderno, com destaque para o serviço de cirurgia robótica. A entidade joinvilense está entre os cem melhores hospitais do Brasil, segundo ranking divulgado em 2025 pela revista Newsweek.