image chatbot

Blog
Dona Helena

Hospital Dona Helena realiza ação educativa para divulgar esclerose múltipla

No Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, 30 de agosto, os neurologistas do Serviço de Neurologia do Hospital Dona Helena farão uma ação diferenciada para orientar a comunidade sobre a doença, que pode afetar de 15 a 20 pessoas em um grupo de 100 mil habitantes. Os médicos estarão disponíveis no Parque Zoobotânico, a partir das 9 horas, recebendo, de forma gratuita, interessados em tirar dúvidas e conhecer mais sobre o problema.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória, que causa lesões no cérebro e na medula. É considerada uma doença de jovens, pois começa a se manifestar a partir dos 20 ou 30 anos. As mulheres são mais afetadas, em uma proporção de três mulheres doentes para cada homem.

Entre os principais sintomas estão visão embaçada, perda do equilíbrio do corpo ou da coordenação motora, paralisias, dormência ou formigamento, perda do controle de urina ou fezes, visão dupla, vertigem, entre outros. O coordenador do Serviço de Neurologia do HDH, Wladimir Kümmer, explica que os sintomas são variados e podem ser confundidos com os de outras doenças, por isso, a avaliação de um especialista é essencial. “O diagnóstico precoce é importante, pois já existem tratamentos para tentar estabilizar a doença e melhorar a inflamação que causa os sintomas”, afirma.

Serviço

O quê: Ação educativa para conscientização sobre esclerose múltipla

Quando: 30 de agosto (domingo)

Horário: das 9h às 12h

Onde: Parque Zoobotânico

Assessoria de Imprensa Hospital Dona Helena. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). Texto: Letícia Caroline (reg.prof. 3542/SC). Tel. (47) 3025-5999.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379