image chatbot

Blog
Dona Helena

Hospital Dona Helena realiza coquetel de apresentação de exame inédito

No dia 14 de setembro, o Hospital Dona Helena realizará o coquetel de apresentação do exame de ecoendoscopia. O evento acontece no auditório do Centro Clínico da instituição, a partir das 19h, e contará com a presença de médicos e especialistas da região. O médico Eduardo Aimoré Bonin estará presente para abordar os benefícios do procedimento, inédito na cidade. Segundo ele, o exame é utilizado para avaliação dos órgãos internos do aparelho digestivo: “Com o aparelho é possível obter imagens em tempo real e em alta definição. Podemos utilizar o exame em casos de câncer no aparelho digestivo e para tratar doenças benignas, como cálculo, pedra na vesícula e pancreatite, por exemplo”.

De acordo com o médico, a ecoendoscopia proporciona o diagnóstico de algumas situações que outros exames de imagem não esclarecem. “Em alguns casos, como drenagem de cistos e biópsias, é possível evitar a cirurgia”, explica.

Eduardo Aimoré Bonin é mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e defenderá a tese de doutorado em ciências cirúrgicas neste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em ecoendoscopia pela Aix-Marseille Université, da França. Atualmente, trabalha no Hospital Nossa Senhora das Graças e no Hospital das Clínicas da UFPR, no Paraná. O médico vem a cada 15 dias realizar os procedimentos na cidade.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379