image chatbot

Blog
Dona Helena

Maio marca mês de conscientização para doenças inflamatórias intestinais

Hospital Dona Helena realizará ações para a comunidade

Dores abdominais, cólicas e diarreias são sintomas que indicam que algo não vai bem com o sistema digestivo. Quando esses sinais se estendem por mais tempo, é preciso prestar atenção. Eles podem indicar Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), um grupo de patologias ainda pouco conhecidas, mas que causam uma série de mudanças na vida dos pacientes. Para auxiliar na divulgação e na conscientização de tais problemas, foi criado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, comemorado em 19 de maio. Além disso, o mês é reconhecido como Maio Roxo, com diversas ações pelo mundo todo.

O médico Harry Kleinubing Junior, do Hospital Dona Helena, explica que as doenças inflamam o intestino grosso ou delgado, causando sintomas como dores e diarreias, que podem vir com sangue ou pus, acarretando perda de peso, fraqueza, entre outros.

São duas formas: a retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn. Elas são doenças crônicas e autoimunes — quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo. Para auxiliar, o coloproctologista reúne mensalmente pacientes e familiares no HDH, que se encontram com uma equipe multidisciplinar que lhes dá apoio e mais informações. “No hospital, temos um Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais, preparado para receber essas pessoas e dar todo o suporte necessário”, afirma.

A partir das reuniões no Hospital Dona Helena, pacientes e familiares instituíram a Associação de Pacientes Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina. Com encontros, os participantes podem buscar mais informações e lutar por seus direitos.

Ações Maio Roxo

Neste ano, o Hospital Dona Helena terá sua fachada iluminada pela cor que marca a campanha. O médico Harry Kleinubing realizará uma palestra para a comunidade, no dia 9 de maio, às 19 horas, no Auditório do Hospital Dona Helena. Nas mídias sociais, uma série de ações serão programadas para estimular a conscientização.

A Associação de Pacientes Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina realizará uma caminhada em Itajaí, com encontros e palestras na cidade.

Centro de Infusão

Pacientes com doenças inflamatórias intestinais, muitas vezes, precisam de aplicação de medicamentos imunobiológicos. Para isso, o Hospital Dona Helena conta com o Centro de Infusão, um local confortável e restrito. Em funcionamento desde 1º de julho de 2013, o centro oferece um atendimento diferenciado, tecnicamente avançado, seguindo rigorosos critérios com foco na segurança do paciente, utilizando medicamentos éticos, não sendo permitido o tratamento com biossimilares.

Tais medicamentos são uma classe de remédios injetáveis, usados para o tratamento de doenças autoimunes de diversas especialidades como reumatologia, gastroenterologia, dermatologia, neurologia, entre outras.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379