image chatbot

Blog
Dona Helena

Notícias do Dia destaca o sucesso no tratamento de câncer raro, feito no OncoCenter Dona Helena

Ao receber alta, Victor Menestrina, de 8 anos, foi aplaudido e recebeu homenagens das equipes do hospital

A vitória na luta contra um câncer raro merece ser celebrada com emoção. E foi isto que fez a família do jovem Victor Menestrina, de 8 anos, no Natal deste ano.

Diagnosticado com neuroblastoma em 2017, Victor foi um verdadeiro guerreiro ao superar a doença graças a sua dedicação no tratamento e no acompanhamento de especialistas do Hospital Dona Helena de Joinville.

Segundo a mãe do garoto, Vanessa Carvalho, até o diagnóstico definitivo do câncer, a angústia foi grande.

“A professora do Victor comentou comigo que ele caia muito nas aulas de Educação Física e nas saídas para o parque. A gente viu que tinha algo de errado e um dia, quando fui levar as crianças na escola, ele caiu e não conseguiu levantar mais. Ali começou a nossa luta”, lembra.

Mais de 30 sessões de quimioterapia

Assistido pelo oncologista Gilberto Comaru Pasqualotto, Victor passou por cirurgias e pelo menos 30 sessões de quimioterapia e radioterapia em três anos de tratamento.

“Na maioria dos casos, por ser um tipo de câncer que fica praticamente nas costas, perto do rim, ou ao lado da coluna, é muito difícil de perceber. Geralmente, o neuroblastoma só aparece quando o tumor estiver grande o suficiente para causar dor ou uma lesão palpável”, explica o médico.

Ainda de acordo com Pasqualotto, Victor foi submetido a imunoterapia e transplante de medula para ter mais sucesso no tratamento.

Alta celebrada pela família

O garoto resistiu bem e no dia 10 de dezembro, ao lado da família, deixou o hospital. O vídeo, que mostra o momento em que ele ganha alta, foi compartilhado nas redes sociais da unidade.

“Minha vontade agora é de brincar bastante e nunca mais ficar na cama do hospital, por que ela é dura”, afirma Victor.

Na saída, ele recebeu o carinho de médicos e enfermeiros, acompanhado pelo Capitão América, super-herói que habita o imaginário de crianças e adolescentes.

“Foi muito legal a surpresa e eu gostei de tudo”, afirma o garoto, que recebeu o carinho da mãe e do irmão gêmeo Gabriel.

“Eu fiquei muito animado com a volta do Victor. Meu coração ficou agitado”, comemora Gabriel.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379