image chatbot

Blog
Dona Helena

Saúde: AVC é a segunda enfermidade que mais causa óbitos no Brasil

O Acidente Vascular Cerebral – AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a cada hora, 11 pessoas morrem por consequências de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) no país, de acordo com dados de levantamento do ano de 2020.

Apesar de atingir com mais frequência quem está acima dos 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, e tem crescido entre os menores de 45 anos, o que provavelmente se deve ao atual estilo de vida.

A doença se divide em isquêmico: que ocorre em 85% dos casos e se dá pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, causando falta de circulação no seu território vascular; ou hemorrágico: que é menos comum e se dá pela ruptura espontânea de um vaso, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.

O médico neurologista Felipe Ibiapina dos Reis, do Serviço de Neurologia do Hospital Dona Helena, participou do programa Cotidiano, da Rádio Cidade em Dia, de Criciuma, e enfatizou quais são os principais agentes causadores da doença e acerca do diagnóstico da enfermidade.

Ouça a entrevista aqui.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Cesar da Rocha Barbosa - CRM 3379