Amanda Greipel, coordenadora da Qualidade do Hospital Dona Helena, de Joinville
No dia 17 de setembro, o mundo celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma iniciativa estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de prevenir danos no atendimento à saúde. Neste ano, a campanha global reforça a necessidade de medidas efetivas para garantir que cada paciente receba cuidados seguros, sem riscos desnecessários. Esforço contínuo que deve envolver, individualmente, todos os profissionais que atuam na área, e coletivamente, as instituições de saúde em geral.
A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais da qualidade nos serviços de saúde. No Hospital Dona Helena, essa prioridade é refletida em um conjunto de ações coordenadas para reduzir riscos e prevenir eventos adversos. Com base em diretrizes internacionais estabelecidas pela Joint Commission International (JCI) e na Política Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde/Anvisa, o hospital investe na capacitação contínua de suas equipes, no uso de tecnologias de monitoramento e em rotinas e protocolos clínicos para garantir o bem-estar de cada pessoa que passa por nossos cuidados.
Dentre as medidas adotadas estão a implantação de comitês de segurança, responsáveis por avaliar e monitorar práticas assistenciais; o uso de checklists de segurança cirúrgica e verificações na administração de medicamentos, que ajudam a garantir que cada etapa do atendimento seja seguida com precisão e cuidado e a implantação de protocolos clínicos para doenças tempo sensíveis como o Protocolo de Dor Torácica, Protocolo de AVC e o Protocolos de Sepse, ambos com o objetivo de adotar diretrizes clínicas para os profissionais de saúde, visando à redução da mortalidade ou danos permanentes que essas patologias associadas podem ocasionar.
Cabe às instituições o permanente incentivo à cultura de segurança, na qual todos os profissionais de saúde, independentemente de suas funções, sejam encorajados a reportar situações de risco e a participar ativamente de melhorias no processo de atendimento.
O envolvimento dos pacientes e seus familiares também é essencial. No Hospital Dona Helena, promovemos uma comunicação clara e acessível, para que todos se sintam seguros e informados durante o tratamento. Com essa abordagem colaborativa, acreditamos que o cuidado seguro é uma responsabilidade compartilhada por toda a equipe de saúde e pela própria sociedade.
Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade, a transparência e, acima de tudo, com a vida. Segurança é a nossa prioridade e continuamos em busca de práticas que nos permitam oferecer o melhor cuidado possível.